Renault quer recorde de autonomia elétrica com o Filante Recorde 2025

03/02/2025

A Renault quer bater os recordes de consumo e autonomia dos automóveis elétricos com o Filante Recorde 2025, um concept car que é em simultâneo um laboratório sobre rodas.

 

O Renault Filante Recorde 225 vai fazer a sua aparição no salão automóvel Retromobil, em Paris, no fim de semana. Mas será ainda no primeiro semestre que tentará bater o recorde de eficácia de um automóvel elétrico.

O Filante foi concebido para maximizar a eficiência energética e é com a mesma bateria de 87 kW que equipa o Renault Scenic E-Tech 100% elétrico que tentará bater o recorde de autonomia e consumo.

O monolugar é longilíneo, com 5,12 metros de comprimento por apenas 1,19 metros de altura, e pesa menos de 1.000 quilos. A sua silhueta é inspirada na aeronáutica e o veículo testa várias soluções tecnológicas, sendo um verdadeiro laboratório sobre rodas.

O Renault Filante Recorde 2025 está equipado com pneus construídos propositadamente, que reduzem o atrito, bem como com as tecnologias steer-by-wire e brake-by-wire, que poderão transformar o design dos automóveis.

Os sistemas mecânicos convencionais foram substituídos por tecnologias eletrónicas de direção e de travagem por fio, reduzindo o número de componentes mecânicos, o que liberta espaço para repensar a arquitetura do veículo e otimizar o peso.

A tecnologia “steer-by-wire” representa “um grande passo em frente” no controlo da direção, de acordo com a Renault.

Ao contrário dos sistemas convencionais, que utilizam uma coluna de direção mecânica para ligar o volante às rodas, a tecnologia “steer-by-wire” baseia-se numa ligação eletrónica entre o volante e os motores da cremalheira de direção.

“Quando o condutor vira o volante, o sistema envia sinais elétricos para uma ECU central que determina a melhor forma de virar o automóvel, não só com as rodas dianteiras, mas também com outros componentes como o motor, os travões e a suspensão. Toda a plataforma pode ser posta a trabalhar”, explica a marca em nota de imprensa.

Também a tecnologia de travagem por fio aplica um princípio semelhante. O Renault Filante Recorde 2025 não tem um conjunto de pedais convencional. Em vez disso, o esforço de travagem é gerido por um sistema de controlo eletrónico. “Quando o condutor ativa os travões, é enviado um sinal elétrico para o sistema de travagem, que distribui a força aplicada às rodas para um efeito ótimo. Também neste caso, esta tecnologia abre novas possibilidades na arquitetura da plataforma e do cockpit”.

O volante é o componente visível desta arquitetura de controlo inovadora, com as tecnologias steer-by-wire e brake-by-wire totalmente eletrónicas, discretamente integradas numa estrutura impressa em 3D feita de Scalmolloy.

Um ecrã panorâmico flexível enrolado num cilindro no centro do volante permite a visualização clara e imediata de dados essenciais, como a velocidade, a autonomia e os parâmetros de condução.

Por fim, o volante está ligado à bolha protetora do cockpit, elevando-se quando esta é aberta para facilitar a entrada e saída do condutor.

O Renault Filante Recorde 2025 é inspirado nos automóveis construídos pela marca francesa para ir atrás de recordes em 1925 e em 1956, os lendários 40 CV des Records (1925-1926), Nervasport des Records (1934) e Etoile Filante (1956).

“Concebemos este automóvel como uma escultura em movimento. Inspirado nos aviões de combate e nos recordes de velocidade do século XX, reflete simultaneamente desempenho e elegância intemporal”, afirma Sandeep Bhambra, Diretor de Design Avançado, Renault e Ampere.