a carregar vídeo
Entre as novidades, a designação do modelo com nova fonte manuscrita, os farolins ‘copiados’ do Tarraco e uma barra luminosa a toda a largura da traseira, ao estilo 911!

Com o lançamento da quarta geração do Seat Leon já confirmado para o próximo dia 28 de janeiro, o emblema espanhol vai revelando a conta-gotas os elementos de estilo mais relevantes do futuro compacto, para competir com VW Golf, Renault Mégane e Peugeot 308.

Depois de um primeiro vídeo promocional que mostra os grupos os óticos do modelo novo, com tecnologia LED, a Seat divulga agora imagem muito mais esclarecedora da traseira do carro, com os faróis posteriores unidos por uma fina faixa luminosa e novos indicadores de mudança de direção (piscas) dinâmicos, confirmando a intenção da marca em posicionar “a tecnologia de iluminação no centro da personalidade do automóvel”.

O construtor de Martorell destaca ainda a presença de um pequeno aileron na parte inferior do óculo traseiro, junto à faixa horizontal luminosa, para “gerar uma sensação de velocidade”, explica o fabricante. O modelo irá incorporar também um sistema de luzes de “boas-vindas”, que projeta uma mensagem no chão para receber os passageiros sempre que se destrancam as portas do automóvel. No interior, há uma nova e discreta luz ambiente atravessa todo o painel de bordo até às portas.

O compacto espanhol assenta na evolução da plataforma MQB, que também serve o VW Golf, com que irá partilhar gama de motorizações a gasolina, a gasóleo e híbridas. A nova base rolante permite mudança nas proporções da carroçaria, esperando-se que o novo Leon possa ultrapassar os 4,28 metros de comprimento da geração atual. Idealmente, com ganhos em matéria de cotas habitáveis. Certa é a modernização de todo o habitáculo, com o redesenhado painel de bordo a surgir dominado pelo painel de instrumentos digital personalizável, atrás do volante multifunções de três raios.