Publicidade Continue a leitura a seguir

STLA AutoDrive da Stellantis permite condução totalmente autónoma

Publicidade Continue a leitura a seguir

Cama-se STLA AutoDrive e é a tecnologia de condução automatizada da Stellantis pronta a ser utilizada e que permite condução totalmente autónoma até aos 60 quilómetros/hora.

 

A STLA AutoDrive agora anunciada tem a funcionalidade “Hands-off” e “Eyes-off” disponível até aos 60 km/h, mesmo de noite e em condições climatéricas.

O grupo sublinha que a tecnologia está pronta a ser utilizada onde isso seja possível.

Onde o SAE Nível 3, que permite ao condutor ocupar-se de outras tarefas, o STLA AutoDrive também permite funções de nível 3 (Handscond”) e Nível 2+ (Hands off, Eyes on) a velocidades mais elevadas. Estas funções incluem o Cruise Controlo Adaptativo e funções de centragem na faixa de rodagem.

A Stellantis afirma que a tecnologia foi concebida para evoluir, tendo capacidade para no futuro operar a velocidades até aos 95 km/h com capacidades todo-o-terreno.

Para a Stellantis, o STLA Auto Drive “é um pilar fundamental da estratégica tecnológica do grupo, juntamente com os sistemas STLA Brain e STLA SmartCockpit, “para fazer avançar a inteligência e a automatização dos veículos, bem como a experiência do utilizador”

Ao permitir a condução automatizada a velocidades até aos 60 km/h, O STLA Auto Drive torna a vida mais fácil para o condutor no trânsito urbano do para-arranca.

A marca diz que é a tecnologia “ideal para quem se desloca para o trabalho em zonas urbanas de grande densidade”, uma vez que permite aos condutores dedicarem-se, temporariamente, a tarefas não relacionadas com a condução, “como assistir a um filme, pôr os emails em dia, ler um livro ou, muito simplesmente, olhar para a paisagem”.

“Ajudar os condutores a tirar o melhor partido do seu tempo é uma prioridade”, afirmou Ned Curic, Chief Engineering and Technology Officer da Stellantis. “Ao tratar das tarefas de condução mais rotineiras, o STLA AutoDrive irá melhorar a experiência de condução, tornando o tempo ao volante mais eficiente e agradável.”

O STLA AudtoDrive verifica automaticamente as condições ambientais e de trabalho e notifica o condutor assim que estiver disponível. O sistema é ativado por um botão físico e assume então o controlo do carro.

O sistema de condução autonomia mantém as distâncias de segurança, ajusta a velocidade e gere a direção e a travagem de forma integrada, com base no fluxo de trânsito.

A velocidades mais elevadas, o STLA AutoDrive oferece a comodidade do Cruise Control Adaptativo e das funções de centragem na faixa de rodagem nos modos de Nível 2 (“Hands-on”) e Nível 2+ (“Hands-off”, “Eyes-on”).

“Construído com base numa arquitetura escalável, o STLA AutoDrive está pronto a ser implementado e pode ser adaptado aos mercados globais através dos veículos da Stellantis, garantindo uma implementação sem problemas à medida que as estratégias comerciais se alinham com a procura do mercado”, afirma a marca.

O STLA AutoDrive está “em conformidade com os regulamentos aplicáveis nos mercados suportados” e “respeita, também, as legislações das diferentes regiões sobre a conduta do condutor, incluindo as restrições de utilização de telemóveis.

Os engenheiros que conceberam o STLA AudoDrive como platorma em evolução, o STLA AutoDrive, já pensam no funcionamento “Hands-free” e “Eyes-off” a velocidades superiores, até aos 95 km/h, bem como na Automação off-road melhorada para modelos selecionados.