O primeiro automóvel elétrico da marca nipónica baseia-se no protótipo eVX desenvolvido em colaboração com a Toyota e será vendido a nível global.
Com 4,27 metros de comprimento e 1,8 metros de largura, o novo e-Vitara tem praticamente as exatas medidas do Kia EV3, situando-se ainda na mesma classe do Volvo EX30.
Na Europa, o Suzuki e-Vitara será comercializado com uma escolha de unidades de tração às duas ou às quatro rodas e duas capacidades de bateria. Os modelos de entrada com tração às duas rodas utilizam uma bateria de 49 kWh e um motor de 142 cv que aciona as rodas dianteiras.
O e-Vitara terá também uma versão monomotor de 172 cv com uma bateria de 69 kWh. No topo da gama está uma versão com tração às quatro rodas que utiliza a mesma bateria de 69 kWh e acrescenta um motor traseiro de 64 cv para produzir uma potência total utilizável de 181 cv.O Suzuki e-Vitara com tração integral será equipado com um novo sistema de gestão “Allgrip-e”. Este sistema inclui um modo de tração e um diferencial eletrónico de deslizamento limitado.
Os dados oficiais de autonomia ainda não foram homologados, mas fontes da marca apontam para que a Suzuki pretende atingir cerca de 400 quilómetros com a bateria mais pequena e perto de 560 quilómetros com a bateria maior.
“O e-Vitara é o nosso primeiro 100% elétrico, desenvolvido através de repetidas tentativas e erros para criar um automóvel elétrico fácil de utilizar para os nossos clientes”, afirmou o presidente da Suzuki, Toshihiro Suzuki. “A introdução do e-Vitara representa um marco significativo na obtenção da neutralidade carbónica”.
“Após o lançamento do e-Vitara, continuaremos a expandir a nossa gama de BEV e a propor soluções de mobilidade adaptadas às necessidades de países e regiões específicos,” anunciou ainda Toshihiro Suzuki.