Em Amesterdão, cidade onde os ‘maus caminhos’ ditam rumos a muita gente, o novo T-Cross revelou-se ao mundo, mostrando as linhas mais arriscadas para um modelo que pretende ser um emblema de uma nova geração de clientes da Volkswagen.
O evento foi marcado pela irreverência, cabendo num mesmo espaço centenas de convidados para um primeiro contacto com o novo SUV da marca alemã, que vem posicionar-se abaixo do T-ROC e que tem muitos pontos de contacto com o T-Breeze, um concept que foi apresentado há três anos e que deixou, desde logo, a porta aberta para a passagem à produção de um modelo com base nesse.
Entretanto, a indústria automóvel progrediu de forma evidente, dando cada vez mais espaço ao estilo SUV, que ganha mais preponderância nas estratégias comerciais das marcas a nível global. A Volkswagen não está alheia a esse esforço e no seu plano de produto conta ter até 2015 um total de dez SUV espalhados pelos diversos mercados.
Em Amesterdão percebia-se, por isso, o entusiasmo dos responsáveis da Volkswagen com o surgimento deste novo T-Cross, havendo até direito à presença de uma convidada especial, a modelo e cantora Cara Delevingne, que também confessou a sua admiração por este tipo de veículos e que, no momento de deixar o palco, quis conduzir o novo T-Cross. No lado do passageiro, Ralf Brandstätter , diretor de operações (COO) da Volkswagen. Mas o Volkswagen tardou em arrancar: por duas vezes, o motor ‘foi abaixo’, ao que parece, pela falta de ‘entrosamento’ de Cara com o pedal mais à esquerda, o da embraiagem.
Quanto ao T-Cross, o novo SUV da marca alemã chega ao mercado nacional em abril com quatro motorizações, três a gasolina e uma Diesel, com potências entre os 95 e os 150 CV (esta última no caso do 1.5 TSI com tecnologia de desativação de cilindros). Todos os motores cumprem a norma Euro 6d-TEMP.
Quanto a preços, nada a apontar, ainda. A esta distância, a marca está ainda a negociar os mesmos, mas é de prever que fiquem ligeiramente acima dos do Polo.