A marca da oval azul estreia a função de Informação de Perigo na Via (IPV), que avisa o condutor para situações de risco na estrada.

Filas de carros repentinas, acidentes ou derramamento de cargas ou outras situações de perigo à espreita após uma curva fechada, cenários que podem ser antecipados pelo novo dispositivo de segurança da Ford, que permite que a sua viatura possa receber um aviso prévio sempre que o sistema identifique uma situação de risco eminente na estrada.

Um conjunto de sensores monitoriza as diferentes ações, incluindo a travagem de emergência, luzes de nevoeiro e controlo de tração para detetar potenciais condições climatéricas adversas ou da própria via de circulação. Os dados são, então, analisados para determinar a localização do perigo e se ocorreu um incidente de trânsito

Usando o modem FordPass Connect, o veículo fornece atualizações automáticas à cloud através de uma ligação segura. A HERE Technologies, parceiro tecnológico da Ford, opera a plataforma central baseada na cloud, reunindo informações das diferentes marcas de veículos, de acordo com as parcerias comerciais estabelecidas. E, segundo a marca, quantos mais veículos estiverem conectados com a rede, maior será a eficiência do sistema.

Informações adicionais são obtidas a partir de bases de dados de incidentes das autoridades públicas e de relatórios de tráfego, prestando aos condutores avisos antecipados, incluindo a aproximação a veículos que circulam na faixa de rodagem errada, a presença de animais ou de pessoas na estrada e obras rodoviárias.

De série, no novo Ford Puma, e sem custos associados no primeiro ano, a função IPV está a ser integrada em mais de 80 por cento da gama de veículos de passageiros da Ford.