Test-drives de realidade virtual? Falem com a Kia…

A tecnologia não pára de evoluir e agora foi dado mais um passo rumo ao futuro. A Kia, em pareceria com a Galp e a Samsung, realizou uma iniciativa, em estreia em Portugal, para a realização de test-drives de realidade virtual, através da utilização de óculos VR da Samsung.

A experiência consiste na utilização em loja de óculos Samsung Gear VR com filmes Kia de realidade virtual. Caso o consumidor deseje dar o “salto” do virtual para o real, poderá agendar um test-drive para qualquer dos modelos da marca.

Para marcar o lançamento desta iniciativa, a KIA Portugal atribuirá prémios, sem sorteio (experiências, telemóveis, smartwatches, tablets, computadores, televisores, viagens…) aos primeiros 100 consumidores de cada Loja Tangerina GALP (7 lojas) que façam um test-drive real no posto de abastecimento GALP (sujeito a disponibilidade) ou num concessionário oficial Kia.

A ‘voz’ dos responsáveis

Para Pedro Gonçalves, Diretor de Vendas e Marketing da Kia Portugal: “A parceria com a Samsung e com a GALP permite à Kia ir ao encontro dos consumidores num espaço fora do habitual e utilizar uma nova forma de comunicar com eles através de uma solução tecnológica inovadora que permite estimular o lado sensorial e emocional. Este tipo de experiência em VR identifica-se profundamente com o tipo de cliente da marca, evoluído e sensível à tecnologia, ao mesmo tempo que abre caminho para a experiência real, na qual poderá ser confirmado o sempre surpreendente prazer de condução das viaturas Kia, as únicas na Europa a oferecerem 7 anos de garantia de fábrica.”

A utilização da tecnologia de Realidade Virtual da Samsung permite expandir a experiência que já era conseguida através das soluções de sinalética digital desenvolvidas pela marca, nomeadamente, para a área de retalho. Se a imagem animada e o vídeo já contribuem para aumentar de forma significativa o envolvimento com os clientes, nomeadamente no espaço de loja, a realidade virtual transporta-os para um nível ainda mais intenso e coloca-os no centro da ação.

“A parceria com a Kia e a com a Galp permite à Samsung demonstrar como a inovação tecnológica é determinante na criação de novas experiências que colocam as pessoas mais próximas dos produtos e serviços das marcas”, afirmou Cláudia Rodrigues, Diretora de Comunicação da Samsung Portugal.

Para este test-drive virtual, a Samsung disponibiliza o ecossistema de realidade virtual que conecta o Smartphone aos óculos Gear VR. “Este novo canal de comunicação digital em pontos de contacto directo com os consumidores garante um impacto diferenciador e estabelece novas oportunidades ao nível do marketing experiencial e emocional”, acrescenta Cláudia Rodrigues.

A aposta e o fortalecimento de parcerias é um dos mais vincados valores da Galp. Neste projeto, segundo João Filipe Torneiro (Diretor de Marketing e Desenvolvimento de Negócio Ibérico da Galp) “a parceria com a Samsung e a Kia, a par da conjugação de esforços das três marcas, permitem dotar algumas lojas Tangerina com as mais inovadoras soluções de tecnologia de comunicação, disponibilizando assim conteúdos mais relevantes e ajustados às diferentes jornadas de compra, visando melhorar a interatividade com os clientes”.

“Sendo nesta fase um piloto aplicável a um conjunto de sete lojas, antecipa-se a expansão deste inovador conceito de comunicação a outras lojas em função dos resultados e da aplicabilidade do mesmo nas diferentes tipologias de lojas Tangerina”, concluiu João Filipe Torneiro.