Publicidade Continue a leitura a seguir

Toyota Corolla Sedan: O terceiro membro da família chega no início de 2019

Publicidade Continue a leitura a seguir

A Toyota revelou as primeiras imagens oficiais do seu novo Corolla sedan, que recupera muitos dos atributos que estão previstos para os modelos de cinco portas e carrinha (Touring Sports) para aplicação num formato berlina de quatro portas, concluindo assim a família desta gama.

Assim, irá recorrer à nova e eficiente plataforma TNGA (Toyota New Global Architecture), que no Corolla se designa GA-C, e que permite maior desportividade na conceção de novos modelos, como é o caso deste Corolla, que vai já na sua 12ª geração. O formato sedan, mesmo estando este em tendência decrescente na Europa, continua a ser de fundamental importância em muitos mercados, sobretudo no americano ou no chinês, onde aliás, foi revelado em salão internacional (Guangzhou).

Com esquema de suspensão evoluído composto por um eixo dianteiro MacPherson revisto à frente e multi-link atrás, para melhor compromisso dinâmico, a marca promete comportamento de elevado nível, combinando prestações, agilidade e conforto.

Mede 4640 mm de comprimento, 1780 mm de largura e 1435 mm de altura, com uma distância entre eixos de 2700 mm (o mesmo que o Touring Sports), procurando oferecer mais espaço interior para os ocupantes e bagagens. Ainda no capítulo do interior, o novo Corolla Sedan será quase decalcado do modelo de cinco portas em termos de desenho da instrumentação e dos comandos.

Em termos de equipamentos, o Corolla surge bem equipado, com elementos como o carregamento de telemóvel sem fios e a combinação de equipamento multimédia através do ecrã tátil de 8 polegadas na consola central, do ecrã de 7 polegadas na instrumentação e do head-up display de 10 polegadas.

Quanto a motores, a versão europeia contará com as mesmas motorizações que os modelos de cinco portas e carrinha, ou seja, um motor a gasolina de baixa cilindrada (1.2) e, pela primeira vez no Corolla europeu, uma opção híbrida com base no sistema 1.8 de 122 CV, caracterizando-se por apresentar elevada eficiência sem a necessidade de recarga plug-in. Graças a isso, oferece baixos custos de utilização, com a Toyota a anunciar um consumo médio de apenas 3,4 l/100 km (4,3 l/100 km WLTP) e emissões de CO2 de 77 g/km (98 g/km WLTP), oferecendo a possibilidade de circular até 50% do tempo em modo elétrico.

SABIA QUE…

o Corolla é o modelo mais vendido do mundo, com mais de 45 milhões de unidades vendidas em mais de 150 países desde a sua introdução em 1966?

O novo Corolla Sedan virá equipado de série com as tecnologias Toyota Safety Sense em matéria de segurança, incluindo o sistema de pré-colisão (PCS) com deteção de peões durante o dia e noite, e deteção de ciclistas durante o dia, cruise control adaptativo (ACC), alerta de desvio de faixa com assistência de direção(LDA), reconhecimento de sinais de trânsito (RSA) e luzes de máximos automático (AHB). Em acréscimo, introduz um novo Assistente de Condução Inteligente (LTA): quando as funções do ACC e LTA estão ativas, o assistente de condução inteligente ajuda o condutor no controlo da direção com correções subtis para manter o veículo na faixa em autoestrada.

Produzido na fábrica Toyota na Turquia, a especificação europeia do Corolla Sedan híbrido chega a Portugal no primeiro trimestre de 2019, acompanhando as duas outras versões do Corolla. Recorde-se que este é um nome importante para a Toyota, que regressa agora em força ao segmento C com uma gama completa assente num modelo que se renovou por completo.