Toyota Yaris GRMN: Pequeno e poderoso com 212 CV

12/09/2017

Inspirado diretamente no Yaris que compete no Mundial de Ralis (WRC) de 2017 e que tem surpreendido bastante, o Yaris GRMN é um honroso representante de uma espécie automóvel em vias de extinção.

Com um motor a gasolina de 1.8 litros e elevado desempenho dinâmico, este é um modelo de prestações exclusivas, quase tanto quanto o número de unidades produzidas, que na Europa será apenas de 400.

Revelado em formato de pré-produção no Salão de Genebra, em março, o Toyota Yaris GRMN continuou a beneficiar de um intensivo trabalho de desenvolvimento por intermédio de uma equipa de engenharia específica para este veículo. O palco para esses testes tem sido o usual para estes casos: o circuito de Nürburgring, na Alemanha.

O seu foco nas prestações de alto rendimento é transmitido pelas suas jantes de liga leve BBS de 17 polegadas (com pneus Bridgestone Potenza), travões maiores, largo tubo de escape central e um acabamento exterior exclusivo que exibe as cores negra e vermelha de competição da Toyota GAZOO Racing. Sob o capot existe um motor de 1.8 litros afinado para produzir 212 CV e que dispõe de um compressor, um recurso único entre os compactos desportivos do segmento B.

Numa época em que o ‘espartilho’ das emissões começa a apertar de forma mais sôfrega, o Yaris GRMN recupera o espírito desportivo à antiga. O seu ‘coração’ é o motor de 1.798 cc de quatro cilindros em linha e equipado com um compressor Magnusson Eaton e sincronização variável inteligente Dual VVT-i tanto para as válvulas de admissão como as de escape. A unidade 2ZR-FE é fabricada pela Toyota Manufacturing UK e foi especialmente adaptada para ser utilizada com a mais pequena plataforma do Yaris.

Com uma taxa de compressão de 10:1, obtém um rendimento máximo de 212 CV às 6.800 rpm e um binário máximo de 250 Nm às 5.000 rpm. Passando a potência às rodas dianteiras através de uma transmissão manual de seis velocidades, o motor permite uma aceleração até 100 km/h em cerca de 6,3 segundos (valor ainda sujeito a homologação final), ao passo que a velocidade máxima está limitada eletronicamente a 230 km/h.

Desafio de colocação

A instalação do compressor constituiu um desafio especial uma vez que o espaço disponível no compartimento do motor do Yaris GRMN era muito limitado. A solução encontrada integra o compressor e as condutas de refrigeração e de admissão numa única unidade que economiza espaço. A refrigeração é crucial pelo que foi colocado um intercooler para o compressor e um refrigerador de óleo, ambos localizados na frente do radiador, e uma entrada de ar aumentada para permitir uma melhor respiração do motor. O sistema de combustível foi igualmente melhorado, utilizando componentes de um motor V6. Tudo isto num conjunto que mantém o peso em 1.135 kg.

Para garantir que a potência é transferida da forma mais eficaz à estrada, o carro está equipado com um diferencial autoblocante Torsen. A rigidez do chassis foi reforçada com uma barra lateral através do compartimento do motor, entre as torres de suspensão dianteiras, com pontos de ancoragem na parte dianteira e traseira da parte inferior do chassis.

As molas mais curtas permitem uma redução da altura ao solo em 24 mm face ao Yaris normal e estão associadas a amortecedores especiais de elevado rendimento, desenvolvidos com a Sachs, e a uma barra estabilizadora dianteira de maior diâmetro (26 mm). A suspensão é uma evolução da arquitetura dianteira do tipo MacPherson e traseira com eixo de torção. O equipamento de travagem fica a cargo de discos de travão perfurados dianteiros, de 275 mm de diâmetro, equipados com pinças de quatro pistões e de 278 mm na traseira. As pinças destacam-se ao estarem pintadas numa cor branca que é assinatura da Toyota GAZOO Racing.

Já o escape foi completamente retrabalhado, com objetivos de redução da contrapressão dos gases de escape e de controlo das emissões e dos níveis de ruído.

Antevendo-se já como um futuro clássico, apenas 400 Yaris GRMN estarão disponíveis para clientes europeus, entre versões de volante à direita e à esquerda. O preço em Portugal é de 38.500€.

*Em Frankfurt

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.