O segundo modelo da futura gama de elétricos da Volkswagen tem um formato curiosamente familiar. O I.D. Buzz Concept, agora revelado no Salão de Detroit, aposta numa imagem inspirada na mítica Pão de Forma, mas o seu interior esconde muita tecnologia e uma visão vanguardista de mobilidade.

As suas linhas seguem de perto as do BUDD-e concept revelado no ano passado, recorrendo a um conjunto de baterias de 111 kWh para alimentar dois motores elétricos – um à frente e outro atrás – para tração integral e um total de 369 CV de potência. Nos dados preliminares divulgados pela Volkswagen, é apontada uma aceleração de 0 aos 96 km/h (60 mph) em apenas 5,0 segundos e mais de 430 quilómetros de autonomia (em ciclo norte-americano).

Ainda assim, um olhar mais atento irá perceber ligações com o lado histórico da marca, graças à decoração de dois tons e ao formato muito semelhante com a antiga Type I, ou seja a Pão de Forma, naquele que é um piscar de olhos evidente ao passado enquanto se caminha para o futuro.

Este modelo tem por base a nova plataforma modular elétrica (MEB) prevista pela Volkswagen para os seus novos modelos da gama I.D., ainda que não esteja confirmada a sua passagem à produção. Caso isso aconteça, poderá facilmente optar por uma configuração de tração traseira com cerca de 260 CV de potência e uma bateria de 83 kWh. Para já, a Volkswagen garante que este protótipo serve de montra para as potencialidades da plataforma.

A mobilidade autónoma está também presente neste modelo, com o concept a permitir esse modo de condução através de um botão a bordo. Depois, o grupo de sensores laser e ultra-sónicos, radares e câmaras assumem o controlo das operações. Estas tecnologias estarão prontas para aplicação em modelos de produção em redor de 2025.

No interior, a marca apostou em versatilidade total, com configuração modular e diversas tecnologias avançadas para conectividade, ideal para os jovens Millenials que apreciam estar ligados em rede.