Apenas de apenas ser lançado a 5 de março, a marca revelou que o ES90 vai ser o primeiro automóvel da marca com tecnologia de 800 volts, o que lhe permite ser mais eficiente e conseguir uma autonomia máxima de 700 km em ciclo combinado WLTP.
A tecnologia de 800 volts é uma estreia nos veículos elétricos da marca. Esta tecnologia permite um carregamento mais rápido, mas, fundamentalmente, um maior desempenho geral.
Além da tecnologia de 800 volts, o ES90 tem um software e hardware de gestão de bateria totalmente novos..
“A nossa tecnologia de 800V marca mais uma atualização tecnológica significativa para os nossos clientes, à medida que avançamos para a eletrificação total”, afirma Anders Bell, o diretor de engenharia e tecnologia da Volvo.“Torna os nossos automóveis elétricos ainda mais eficientes, ajuda-o a carregar o seu Volvo elétrico mais rapidamente e a ir mais longe com um único carregamento,” sublinha
Ao colocar o sistema de 800 volts, todos os componentes do sistema elétrico tiveram de ser atualizados para serem incompatíveis. As células da bateria, os motores elétricos, o inversor, o carregamento, assim como os sistemas climáticos e térmicos tiveram de ser atualizados para serem compatíveis.
Estas atualizações tiveram o efeito de conseguirem “benefícios em termos de carregamento, eficiência e desempenho”.
“Um sistema de tensão mais elevada significa que pode fornecer mais potência (em quilowatts, ou kW) e autonomia com a mesma corrente que um sistema de 400 volts. Esta abordagem gera menos calor, o que significa que a sua bateria pode ser carregada mais rapidamente até 350 kW sem sobrecarregar o sistema elétrico”.