Volvo V90 Cross Country D5: Rainha do “corta-mato”

02/03/2017

Muito antes da ‘explosão’ do mercado dos SUV, a Volvo aventurou-se com um modelo de características robustas pensado para quem procurava o conforto de uma carrinha e dinamismo de um ‘rolador’ em estrada com a versatilidade e competência de um ‘explorador’ para caminhos sem asfalto à vista.

O conceito Cross Country surgia assim, em 1997, ligado à V70 e desde então foi um dos trunfos da companhia de Gotemburgo e um dos que contribuiu para o seu sucesso a nível mundial. A receita provou ser de tal forma bem-sucedida que acabou por inspirar as marcas Premium rivais a apostar no mesmo conceito, como a Audi com as suas Allroad e, muito em breve, a Mercedes-Benz com a Classe E All-Terrain.

Neste cenário, a Volvo não poderia deixar de continuar a apostar nas variantes Cross Country, com a nova carrinha V90 a assumir-se como uma candidata natural para se transformar em aventureira. Uma solução que é agora lançada no mercado nacional e que se assume como uma forma remodelada de experimentar o requinte fora do asfalto.

Vestida a rigor

Assim, esta variante dispõe de visual a condizer: maior altura ao solo, imponentes jantes de 19 polegadas e proteções inferiores da carroçaria e laterais para as cavas das rodas, que tornam a V90 Cross Country numa visão notoriamente diferente, reforçando os traços já de si muito fortes deste modelo de nova geração da marca. Tal como a restante gama 90, a nova V90 Cross Country tem por base a plataforma de elevada eficiência modular SPA, estreada com o XC90, mas agora utilizada para diversos outros modelos.

O interior desta V90 Cross Country ‘transpira’ requinte e qualidade por todos os seus poros. Praticamente todos os elementos do habitáculo surgem com elevado cuidado ao nível do material e da construção, mostrando desta forma que a Volvo não faz concessões ao nível da vivência a bordo. As portas, por exemplo, têm materiais cuidados de cima a baixo, o mesmo sucedendo na consola central e no tablier, onde se encontra um elemento em madeira. O isolamento está num patamar superior: entre-se a bordo e o mundo fica ‘lá fora’, longe com os seus ruídos e azáfamas.

Ao volante, a nova Cross Country sobressai pela qualidade de rolamento, com uma compostura inabalável perante qualquer tipo de piso e oferecendo um comportamento dinâmico que, não sendo desportivo, é tremendamente eficaz. O chassis tem conceção moderna e oferece ao condutor um ligação acima da média com o que se passa no asfalto, sendo pela aliança entre conforto (até pelo aumento de 60 mm na distância ao solo) e neutralidade de reações em curva que esta V90 Cross Country mais se destaca. A suavidade no amortecimento em piso muito deteriorado é outra das suas virtudes, sendo até mais apetecível conduzi-la com tranquilidade do que em modo ‘faca nos dentes’. Nota menos boa para os ângulos cegos que se criam com a proximidade dos espelhos retrovisores de grandes dimensões junto aos pilares A, fazendo com que, por vezes, seja mais difícil observar nalguns ângulos quando em desníveis.

Nada mais do que ar

Apenas ar. Foi o que a Volvo precisou para desenvolver a sua tecnologia Power Pulse cuja estreia se faz precisamente com este motor Diesel D5 de 235 CV de potência. O princípio é semelhante àquele que a Audi criou para o SQ7 TDI, com um turbo de ativação elétrica, mas a Volvo diferencia-se pela utilização de ar comprimido que é armazenado num depósito e recolhido a partir do filtro de ar. O ar no depósito é comprimido e, em fase de aceleração, o sistema permite a abertura de uma válvula e o ar é libertado na admissão e, com isso, o turbo é forçado a atuar de forma instantânea.

A teoria da Volvo é engenhosa e a prática demonstra que a solução funciona realmente. Os 235 CV têm aplicação intensa e permitem respostas redondas e repletas de fôlego, para acelerações impactantes sem o mínimo atraso na resposta, fruto dos 480 Nm de binário que tem uma curva de aproveitamento muito bem alinhada com a eficácia da caixa Geartronic de oito velocidades, cuja competência fica bem patente.

Coloque-se a carrinha em modo Dynamic e pressione-se o acelerador mais a fundo e o motor galga metros com interessante rapidez, fazendo-se acompanhar de um curioso silvo da unidade D5. Porém, tanta elasticidade reflete-se num consumo médio mais alto do que o anunciado: obtivemos, no nosso ensaio, um registo de 8,3 l/100 km, longe dos 5,3 l/100 km anunciados.

No que se destaca face à V90 comum é com a presença do modo dedicado Off-Road em conjugação com a tração integral (AWD) e controlo de velocidade em descida, sistemas que permitem uma melhor atuação em locais de mais difícil motricidade. Não sendo um todo-o-terreno dedicado, tal como muitos dos outros rivais ou SUV atualmente no mercado, exige alguma precaução nas abordagens a terrenos mais íngremes, sobretudo porque a distância entre eixos de 2.941 mm não ajudará na transposição de grandes obstáculos. Mas estradões de terra batida ou com cursos de água mais ou menos fundos serão suplantados sem problemas pelos seus 210 mm de distância ao solo.

Mais acima, abordou-se o conforto e o requinte que se sente em viagem, mas isso também se deve ao habitáculo muito bem concebido e com muito espaço para todos os ocupantes. Atrás, três adultos viajam sem grandes problemas, destacando-se o imenso espaço disponível para as pernas e a altura ao tejadilho. A largura é igualmente muito boa, mas apenas a intromissão do túnel central faz com que não leve nota máxima na habitabilidade. Mas está lá perto, muito perto. Ande-se para a bagageira e existem 560 litros à disposição, valor que não é incrível, mas que chega e sobra para as encomendas e rivaliza com aquilo que a Audi, por exemplo, oferece com a A6 Allroad (565 litros).

Outro aspeto de que a Volvo não abdica é no da tecnologia. Os sistemas de assistência à condução estão presente e grande número graças ao conjunto de sistemas IntelliSafe que apresentam itens como o Cruise control adaptativo, Assistente de travagem, Assistente de manutenção na faixa de rodagem e Alerta de objetos no ângulo morto, entre outros. O sistema de infoentretenimento, com aplicações como o Spotify, é de fácil aprendizagem e manuseamento.

O leque de equipamento proposto para a V90 CC é bastante extenso, validando o custo total de 75.497 euros, sendo importante notar que os opcionais podem encarecer o produto final.

VEREDICTO

A Volvo prova que a receita Cross Country continua a ser proveitosa. A nova carrinha V90 Cross Country oferece uma interessante mescla de argumentos em termos de versatilidade, qualidade e funcionalidade, com robustez a toda a prova e conforto como argumento de peso. Além disso, o motor D5 de nova geração é uma preciosidade em termos de eficiência e de rapidez nas respostas. O visual imponente é apenas a ‘cereja no topo do bolo’.

“Devo comprar?” Caso esteja à procura de um modelo robusto e versátil, mas não gosta do formato SUV, a carrinha V90 Cross Country pode ser tudo aquilo que procura, em especial pela combinação de condução requintada, tecnologia e espaço disponível no habitáculo, que se pauta pela qualidade. Fique a saber, no entanto, que a entrada no universo Country se faz nos 59.992 euros da variante D4 de 190 CV.

Características 
Motor4 cil. em linha turbocompressor, Power Pulse, injeção direta
Cilindrada1.969 cc
Potência235 CV/4.000 rpm
Binário480 Nm/1.750-2.250 rpm
TransmissãoCaixa automática de 8 velocidades, tração integral
Vel. máxima230 km/h
0-100 KM/H7,5 seg
Consumo (medido)5,3 l/100 km (8,3 l/100 km)
Emissões CO2139 g/km
Comp/larg/alt.4939 / 1879 / 1543 mm
Distância entre eixos2.941 mm
Peso1.796 kg
Mala560-1.526 litros
Depósito60 litros
Suspensão dianteira/traseiraIndependente /eixo multibraços 'multilink'
Pneus série/ensaiado235/50 R19
Travões dianteiros/traseirosDiscos ventilados/discos ventilados
Preço (ensaiado)75.497 (85.730€)

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