Antes de fundar a sua própria equipa, Enzo Ferrari teve a seu cargo a gestão e o desenvolvimento da divisão desportiva da Alfa Romeo, acabando por levar esta marca a um patamar de grande destaque no seio do automobilismo. Piloto de talento médio, Enzo Ferrari acabou por encontrar na direção de departamentos de competição a sua grande vocação. Depois de não ter conseguido lograr esse papel na Fiat, o ambicioso italiano rumou à Alfa Romeo, com um grande trunfo a seu lado: Vittorio Jano.

Projetista de destaque na era dourada do automobilismo pré-Segunda Grande Guerra, Jano foi responsável por muitos dos mais emblemáticos modelos de competição dos grandes prémios (que nem sempre tinham esta designação, note-se) no período que compreendeu as duas Grandes Guerras. Um desses modelos foi o Alfa Romeo Tipo B P3 de 1934, que a RM Sotheby’s se prepara para leiloar por um valor estimado entre 3.6 milhões de euros e os 4,6 milhões de euros a 8 de fevereiro de 2017, em Paris.

A leiloeira considera que este é um dos modelos históricos mais bem-sucedidos do automobilismo, sendo meramente a segunda unidade produzida de um total de nove da Segunda Série já cumpridora de novos regulamentos, surgindo equipado com um motor de oito cilindros em linha de 2.9 litros bi-turbo.

a carregar vídeo