Numa completa atitude de desapego face aos modelos de competição que produzia, Enzo Ferrari ordenava sempre a destruição dos seus monolugares finda a sua ‘vida útil’. Na atualidade, porém, a marca italiana inverteu por completo essa ideia e promove entre as suas fileiras uma divisão dedicada aos antigos monolugares de Fórmula 1, num programa a que dá o nome de Ferrari F1 Clienti.

Sendo agora propriedade de diversos colecionadores privados, estes emblemáticos monolugares de Maranello cumprem agora longas sessões de ‘testes’ em circuitos selecionados, sendo que, por vezes, a proximidade excessiva de pilotos não profissionais (é necessário frisar este ponto) leva a situações com elevado potencial destrutivo.

Foi o que sucedeu na mais recente sessão para clientes levada a cabo no circuito norte-americano de Homestead, quando dois dos monolugares da década de 1990 se tocaram em plena reta, acabando um deles por embater de forma violenta num muro de proteção. O mais danificado acabou por ser um Ferrari 412 T2 de 1995 que na época pertenceu ao austríaco Gerhard Berger, que sofreu um ligeiro contacto de um Ferrari 412 T1B de 1994, nesta temporada pertencente a Jean Alesi.

Nenhum dos atuais pilotos destes modelos ficou ferido, mas os estragos registados no carro de 1995 obrigarão a uma permanência mais longa na oficina de Maranello e a uma conta certamente avultada, até porque muitos dos componentes dos monolugares da Corse Cliente (corridas de clientes) não têm produção em série.