Uma ambição antiga do colonialismo europeu, a conexão ferroviária entre as duas costas do continente africano, foi finalmente concretizada num projeto que teve a participação de uma empresa chinesa e que é gerido pela sul-africana Rovos Train.
Situadas em polos opostos de África, as cidades de Dar es Salam, na Tanzânia, e de Lobito, em Angola, passaram a estar ligadas por um comboio de luxo que pretende funcionar sobretudo como meio de viagem turística, cumprindo um trajeto cénico que atravessa diferentes países (Angola, República Democrática do Congo, Zambia e Tanzânia) e paisagens naquele continente. Existe mesmo um historiador permanente para que os viajantes possam tirar dúvidas relativamente aos locais visitados. Isto porque as viagens incluem também passagens por atrações históricas.
O projeto é gerido pela Rovos Train, empresa que comemorou em 2019 o seu trigésimo aniversário, tendo escolhido precisamente este projeto como marco de celebração, mas contou com o apoio da China Railway Construction Corporation (CRCC), que investiu fortemente na construção daquele troço ferroviário, de acordo com uma notícia do jornal espanhol El Mundo.
“Foram precisos mais de dois anos para obter as autorizações de todas as autoridades respetivas”, é citado Rohan Vos, CEO e diretor da Rovos Train, apontando que este projeto esteve longe de ser fácil, mas que a conjunção de vontades tornou possível.
A primeira viagem teve lugar a 16 de julho e os preços dos bilhetes revelam um direcionamento para um público específico, uma vez que varia entre os 5600 euros e os 22.190 euros (este o custo de uma viagem na suite real).