M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Em 1983, um par de jovens oficiais da Marinha Real Britânica, estava a simular uma operação em que teria que manter silêncio de comunicações. Levantando voo do porta-aviões HMS Illustrious, em movimento ao largo da costa portuguesa, ambos viraram para direções diferentes e o piloto menos experiente acabou por perder-se e teve que fazer uma inusitada aterragem de emergência… em cima de um navio cargueiro espanhol.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Ian Watson, conhecido pelos colegas como “Soapy”, tinha apenas 25 anos e poucas horas de voo, mas foi colocado aos comandos de um Sea Harrier FRS.1. O objetivo da missão era encontrar e observar um navio francês e retornar ao Illustrious, sempre com o rádio e o radar desligados. Mas Watson não encontrou o seu colega e, à medida que ia ficando sem combustível, ligou o radar para tentar encontrar o caminho de volta.

Watson encontrou um cargueiro espanhol, o Alraigo. O seu plano era sacrificar o avião e ser salvo pelo cargueiro, mas ao aproximar-se verificou que podia tentar aterrar em cima dos contentores, como se fossem uma pista. Watson conseguiu, embora tenha danificado uma carrinha que estava destinada a uma florista em Tenerife. Os armadores do Alraigo reclamaram que o avião era um salvado e receberam 570 mil libras (o equivalente a 1,85 milhões de libras, ou 2,15 milhões de euros, nos dias de hoje).

O episódio acabou por ser embaraçoso para a Marinha britânica, já que um grupo de jornalistas estava à espera do navio quando este atracou em Tenerife. Mesmo assim, o preço pago pelo salvado foi inferior ao custo de um Sea Harrier novo. Watson também se safou, já que foi atribuída alguma culpa aos seus oficiais superiores, mas o oficial da Marinha acabou por reconquistar a confiança dos seus superiores e acumulou quase 3000 horas de voo.