M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
O avião espacial X-37B da Força Aérea Americana está há mais de um ano fora da atmosfera terrestre, tendo estabelecido um novo recorde ao ultrapassar os 375 dias em órbita. O X-37B é um projeto semi-secreto para uma nave espacial pilotada remotamente. A Força Aérea divulgou que ele existe, mas não explica qual é a sua missão particular. O X-37B está em fase de testes desde 2010.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O X-37B estabeleceu o novo recorde de 675 dias no passado dia 25 de março, ultrapassando o seu próprio recorde de 674 dias, estabelecido na missão anterior, que terminou em 2004. O avião espacial parece uma versão miniaturizada do Vaivém Espacial da NASA, com um comprimento de 8,8 metros e uma envergardura de 4,6 metros, em comparação com os 37 metros de comprimento e 24 de envergardura do seu antecessor.

A Força Aérea está bastante satisfeita com as capacidades do seu avião experimental. Este tinha sido desenhado para operar em órbita durante apenas 270 dias, ou nove meses, mas neste momento poderá tentar deixar o X-37B em órbita até dois anos, já que a Força Aárea ainda não anunciou quando vai trazer o avião “para casa”. Também não se sabe exatamente o que o modelo experimental está a fazer lá acima. Ao contrário das missões espaciais da NASA, o tipo de experiências que estão a ser realizadas são secretos.

Uma versão para pessoas está prestes a chegar. A Boeing revelou em 2011 que está a desenvolver o X-37C, que poderia transportar seis astronautas, e seria uma nave deste tipo que poderia voltar a colocar os Estados Unidos no controlo do seu próprio transporte para a Estação Espacial Internacional.