O G500 não é o maior avião, nem o mais rápido, na gama da Gulfstream, mas já tem um desempenho mais que suficiente. Primeiro, ninguém precisa de viajar sozinho, pois o interior tem espaço para transportar até 19 passageiros sentados, ou oito em camas. E pode levar mesmo qualquer pessoa consigo, pois um passageiro de 1,93 metros de altura pode ficar em pé sem bater no teto. Os bancos são ajustáveis em inclinação e altura, se quiser descansar, mas se quiser trabalhar também pode ter o seu escritório móvel, já que o G500 vem equipado com um sistema de comunicações.
Para não incomodar os passageiros, os dois motores Pratt & Whitney estão montados atrás das cabine, não nas asas, que têm uma envergadura de 26,3 metros. Estes motores são potentes o suficiente para atingir uma velocidade de Mach 0,9, mas a velocidade de cruzeiro de Mach 0,85 (1040 km/h) já é suficiente para chegar depressa a qualquer lado que desejar. Até porque pode mesmo ir a qualquer lado, já que o alcance do G500 é de 5200 milhas, ou 9630 km, e pode atingir uma altitude máxima de 51 mil pés (15,5 km). Ou seja, dá para ir de Lisboa à Califórnia sem parar e até sobra.
Como é habitual na Gulfstream G500, o preço deste avião privado não é para qualquer um. E mesmo não sendo o avião mais caro da sua gama, a empresa americana ainda está a pedir algo com 44 milhões de dólares (37,5 milhões de euros) por um. É melhor começar já a poupar.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.