Existem pessoas que conseguem adormecer no ar, mal um avião levanta voo. Outros esforçam-se para tentar fechar os olhos um minuto que seja. Para estes, a Airbus propõe uma solução para melhorar a sua experiência de voo. O construtor aeronáutico está a estudar a possibilidade de introduzir camas para os seus passageiros em 2020, mas como o espaço desocupado num avião é pouco, essas camas vão ser montadas no porão de carga.
Estas camas vão ser dispostas em módulos dentro do espaço de carga, sem necessidade de adaptações especiais, e estão a ser construídas pela Zodiac Aerospace. Os módulos vão ser fáceis de colocar e retirar, e não vão interferir com a carga que estiver a ser transportada. Mas o sistema levanta outras questões.
O compartimento de carga pode ser acedido a partir da cabine, mas geralmente os passageiros não podem ter acesso ao mesmo, pelo que poderá colocar em perigo a segurança do aparelho, se os passageiros estiverem em contacto com a carga. Além do mais, embora o compartimento esteja pressurizado, existem diferenças de temperatura significativas entre as duas áreas do avião, que vão obrigar a montar climatização adicional.