M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Nem todos os habitantes de uma cidade são civilizados. Alguns ainda atiram lixo para o chão, que entra no sistema de esgotos quando chove e depois acaba por desaguar no rio. E quem vive à beira de um rio gosta de o ver limpo. Baltimore é uma cidade onde há mais gente a deitar lixo na rua que a preocupar-se com a beleza do rio, mas a edilidade local criou algo que serve para limpar o lixo e como atração turística. Digam olá ao Mr. Trash Wheel.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Mr. Trash Wheel é o nome que os cidadãos da cidade de Baltimore, que fica no estado americano de Maryland, deram ao Inner Harbor Water Wheel. Esta embarcação, que usa uma decoração peculiar, navega junto à foz do rio Patapsco, onde vai apanhando lixo com uma draga, como se estivesse a comê-lo.

Desde maio de 2014, quando começou a operar, o Mr. Trash Wheel já “comeu” mais de 565 toneladas de lixo do rio, incluindo 388 mil garrafas de plástico, 480 mil embalagens, nove milhões de beatas de cigarro, 6600 garrafas de vidro, 270 mil sacos de plástico de compras, 360 mil pacotes de batatas fritas e 2900 bolas. Em fevereiro de 2012, o lixo incenerado passou a ser convertido em energia elétrica, desde então alimentando quase 5800 habitações.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.