M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Para quem tem saudades do Concorde, em breve poderá ser possível cumprir a distância entre as cidades de Londres e Nova Iorque em apenas 20 minutos. O engenheiro Charles Bombardier, neto do fundador da empresa de transportes Bombardier, está a propor a construção de um avião supersónico, capaz de atingir uma velocidade máxima de Mach 24, ou mais de 24000 km/h.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Se for consturído, o Bombardier Antipode vai ser capaz de funcionar em modo quase sub-orbital, ou seja, vai atingir os limites superiores da atmosfera, graças a foguetes que lhe vão permitir atingir os 40 mil pés (13000 metros) de altitude, depois regressando à atmosfera normal. Este efeito fisga iria assim minimizar o tempo de viagem.

O design é da responsabilidade de Abhishek Roy, da Lunatic Koncepts, e deverá usar um número limitado de peças móveis, para reduzir o custo, até porque só vai existir espaço para um máximo de 10 passageiros. Em voo, o ar vai ser redirecionado por uma tubagem para reduzir o efeito sonoro de explosão típico da ultrapassagem da barreira do som.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.