Sendo o maior país em território, população e produto interno bruto na América do Sul, o Brasil precisa de ter Forças Armadas bem equipadas. E nem precisa de importar todo o seu material para isso, já que a empresa brasileira Helibras criou um dos helicópteros de guerra mais avançados e com a armamento mais moderno do mundo.

Uma encomenda do Ministério de Defesa do Brasil, o H225M é uma evolução do Eurocopter EC725. A Eurocopter e a Helibras são marcas da Airbus Helicopters, pelo que a partilha de tecnologia facilitou o desenvolvimento rápido do projeto. Aproveitando a cabine do EC725, firmas brasileiras como a Avibras e Mectron instalaram o sistema de radar de busca marítima com alcance de 300 km, e o sistema de mira, que aponta os dois mísseis Exocet ao alvo apropriado.

O primeiro exemplar do H225M foi apresentado ao público em outubro passado, e a Marinha Brasileira tem uma encomenda de 50 unidades. Como deverá ser utilizado sobre alto mar, o helicóptero brasileiro terá uma autonomia de 700 milhas, ou 1300 km. No interior, podem ser transportadas até 29 pessoas, ou carga até 4750 kg.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.