Os protótipos para aviões movidos a eletricidade continuam a crescer em número, com a proposta mais recente a vir da Eviation. A empresa, criada por dois empresários israelitas, quer começar a produzir os seus dois protótipos, Orca e Alice, o primeiro um avião autónomo, que pode servir para transporte de carga, e o segundo um modelo de luxo para executivos.

O Alice, em particular, é o que se apresenta mais próximo de entrar em produção, com a Eviation a prometer uma autonomia de quase 1000 km com a aeronave. Isto é suficiente para fazer um voo de mais de duas horas. Mais especificamente, recorrendo a uma bateria de iões de lítio de 980 kWh, consegue percorrer 960 km, com uma velocidade máxima de 240 nós, ou 440 km/h. As hélices nas asas são movidas por um motor de 280 kW (380 cv).

O Alice consegue atingir uma altitude de 10 mil pés (3000 metros), isto porque a cabine não é pressurizada. Mas isso não deve impedir os nove passageiros de fazerem uma viagem de Lisboa a Valência com toda a comodidade. O avião tem um comprimento de 12 metros, com uma envergadura de 13,5 metros, e tem um peso bruto, com tripulação, passageiros e bagagem, de 5900 kg.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.