M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Os drones não estão só na moda, são também cada vez vez mais versáteis, podendo ser utilizados para transporte de materiais, exploração científica, recreação, utilização militar e até arte. Mas, na sua maioria, são veículos compactos, leves, com utilização limitada em termos de autonomia e capacidade de carga. Mas isso deverá mudar em breve, com o modelo DP-14 Hawk, um mini-helicóptero criado pela Dragonfly Pictures.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O Hawk é compacto o suficiente para ser transportado dentro de um comercial ligeiro normal, mas tem um interior com uma capacidade de 650 litros. Isto torna-o bastante prático para ser usado em serviços de emergência, para evacuação rápida de feridos, tanto num contexto civil como militar. Transportando o Hawk numa ambulância, poderá permitir transportar mais um ferido que o normal com uma única viagem.

Este modelo também pode está apto para uso agrícola, podendo ser equipado com sistemas de rega por aspersão, de pulverização ou de extinção de incêndios. Em alternativa, pode ser utilizado para transportar cargas rapidamente, tanto no interior como exterior. A capacidade total de carga é de 195 kg.

O DP-14 Hawk é um mini-helicóptero híbrido, com um motor de combustão de 80 cv e um gerador elétrico de 4,5 kW. É capaz de voar a velocidades máxima de 105 nós (195 km/h), subir a uma altitude de 15 mil pés (4500 metros), tem uma autonomia de duas horas e 20 minutos com cargao máxima, e pode voar com rajadas de vento de 75 km/h. O destino pode ser pré-programado, reduzindo o tempo de colocação no ar para 15 minutos, e está equipado com GPS, LIDAR e deteção de objetos para fazer voos baixos.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.