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O jato privado supersónico está mais perto da realidade

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Voltar a trazer velocidades supersónicas para os aviões comerciais tem sido o alvo principal de muitas companhias de aviação. E se o custo da tecnologia pode ser muito para as grandes empresas de transporte aéreo de passageiros recuperarem o investimento, vão sempre existir milionários dispostos a pagar por algo de exclusivo. Por isso, o próximo avião supersónico de passageiros pode ser um jato privado.

Um dos construtores mais próximos de trazer a ideia de avião privado supersónico para a realidade é a Aerion Supersonic, uma startup determinada a trazer este veículo à vida. O seu segundo projeto, o AS2, poderá tornar-se realidade em cinco anos, já que a empresa americana estabeleceu parcerias para o desenvolvimento de tecnologia supersónica com a Airbus e, mais recentemente, com a GE e com a Lockheed Martin. O AS2 deverá ser capaz de ultrapassar Mach 1.4 (mais de 1700 km/h), e a Aerion espera que o seu jato privado supersónico esteja certificado para voo nos Estados Unidos em 2021, de modo a poder começar a entregar a aeronave a clientes em 2023.

A cabine de 9,1 metros de comprimento e 2,2 metros de altura promete ser altamente personalizável, com espaço para oito a 12 pessoas sem compromisso de conforto, separadas em duas áreas. Os passageiros vão ter acesso a uma casa de banho de dimensões amplas, bem como acesso à área da bagagem. Vai ter um total de 51,8 metros de comprimento com uma envergadura de 23,5 metros, com motores montados junto às asas. A Aerion espera que o AS2 consiga atingir uma autonomia de 4200 milhas (7700 km) em modo supersónico e de 5400 milhas (10.000 km) em modo subsónico.