M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A indústria aeronáutica deverá sofrer uma revolução quando este avião levantar voo pela primeira vez, e esse passo está muito perto de acontecer. O Stratolaunch é uma ideia de Paul Allen, sócio de Bill Gates na Microsoft, que pretende colocar no ar o maior avião do mundo em termos de envergadura, que será também capaz de realizar voos sub-orbitais.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O Stratolaunch saiu do hangar para fazer o seu primeiro teste de motores. A aeronave de dupla carenagem está equipada com nada menos que seis propulsores Pratt & Whitney, mas também vai utilizar foguetes para atingir as camadas superiores da atmosfera. Allen vai ter que bater o seu rival Richard Branson, que está modificar preparar um Boeing 747 para também levar passageiros ao limiar da Terra.

Com duas carenagens, o Stratolaunch aparenta ter dois cockpits. Na verdade, apenas o da direita serve para pilotar, o da esquerda tem apenas sistemas de voo. A asa central serve como suporte para permitir ao avião transportar 227 toneladas, para um peso bruto total de 590 toneladas. Mesmo com uns consideráveis 72,5 metros de comprimento, é na envergadura que o Stratolaunch bate recordes, atingindo os 117 metros, mais que o comprimento de um campo de futebol.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.