Este navio da Guarda Costeira Canadiana foi multado por excesso de velocidade

M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Já conhece aquela história do polícia de trânsito que passou uma multa de estacionamento a um carro de polícia? É raro, mas acontece. Mais raro, no entanto, é ver um veículo das autoridades multado por excesso de velocidade, e ainda mais raro quando esse veículo é… um navio da Guarda Costeira.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Mas foi isso mesmo que aconteceu no Canadá, onde o quebra-gelo Sir William Alexander foi multado pelas autoridades de trânsito do país em 6000 dólares (cerca de 4000 euros). O Sir William Alexander tinha ultrapassado o limite de 10 nós (18,5 km/h) que está a ser temporariamente imposto a navios com mais de 20 metros no Golfo de São Lourenço, que separa as Províncias Marítimas do Labrador e Terra Nova.

Este limite de velocidade foi implementado no passado mês de julho, depois de navios de grande porte ter atingido mortalmente 10 baleias-francas, cuja espécie atlântica está na lista de espécies protegidas. O quebra-gelo canadiano junta-se ao cruzeiro Navigator, da linha Seven Seas do Grupo Radisson, e ao MV Petalon, um cargueiro de bandeira grega, na lista de navios multados por excesso de velocidade.