Publicidade Continue a leitura a seguir

Descubra a história do herói de guerra que dá nome a este navio

Publicidade Continue a leitura a seguir

É habitual a Marinha de Guerra dos Estados Unidos batizar os seus navios como forma de homenagem. Mas nem sempre o público conhece os feitos da pessoa cujo nome continua a dar a vida a um herói. É o caso USS Thomas Hudner, um navio destroyer que começou a ser utilizado em ação pela Marinha o ano passado, em que a pessoa que lhe deu o nome ficou conhecida pela sua bravura na Guerra da Coreia.

Thomas J. Hudner Jr. entrou para a Marinha como oficial de comunicações em 1946, e na Academia Naval foi colega de turma de Jimmy Carter, eleito presidente dos Estados Unidos em 1977. Em 1948, entrou para a Academia de Voo, o que lhe permitiu pilotar um F4U Corsair durante a Guerra da Coreia, apoiando a Infantaria que bloqueava a entrada das forças armadas chinesas que tentavam passar a fronteira com a Coreia do Norte.

Em dezembro de 1950, na batalha do Reservatório de Chosin, o seu esquadrão foi atacado do solo por soldados chineses, e o seu colega de esquadrão, Jesse L. Brown, despenhou-se na neve depois do depósito de combustível do seu avião ter sido atingido. Brown ficou preso nos destroços e Hudner despenhou o seu avião para o tentar ajudar. Durante mais de uma hora, tentou, em vão, retirá-lo dos destroços, pensando mesmo em amputar-lhe a perna, mas a equipa de resgate forçou Hudner a regressar de helicóptero, deixando Brown como morto. Para que as forças chinesas e coreanas não exibissem o seu corpo como troféu, o local da queda do avião foi bombardeado com napalm no dia seguinte.

Hudner continua na Marinha, onde foi promovido até Comandante, antes de se reformar em 1973. O oficial assistiu ao batismo do navio com o seu nome, falecendo poucos meses depois, com 93 anos de idade. O USS Thomas Hudner é um destroyer da classe Arleigh Burke, com um deslocamento de 9217 toneladas, movidas por quatro turbinas a gás da General Electric, e pode atingir a velocidade de 31 nós (57 km/h).