É do Brasil que vem um novo aparelho aéreo que fica na fronteira entre helicóptero e drone. Criado pela FT Sistemas, este novo helicóptero sem piloto é grande o suficiente para poder ser utilizado numa grande variedade de situações, com a empresa brasileira a anunciar o seu uso em plataformas de defesa, segurança, infra-estruturas, agricultura, ambiente, seguros e logística.

O helicóptero FT-200 FH tem capacidade para transportar até 50 kg de carga útil. O seu motor de 16,5 kg pode funcionar com gasolina ou querosene, e ao contrário da maioria dos drones com motor elétrico, consegue funcionar durante muito mais tempo, até uma altitude de 12.000 pés (4000 metros) e durante 12 horas. O sinal de controlo funciona até 100 km, mas a FT pode ampliá-lo até 200 km.

O novo FT-200 FH pode ser equipado com sistemas de vídeo remotos, para emissão e receção de informação. Também pode ser equipado em simultâneo com sensores infra-vermelhos, a laser ou radar. O movimento é feito através de dois rotores paralelos, eliminando a necessidade de um rotor traseiro.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.