M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Não me consigo lembrar de nenhum iate que seja deselegante, mas há qualquer coisa no design moderno destas embarcações que parece algo impessoal. Talvez seja o uso de materiais modernos ultraleves, que lhes dão um certo ar mecânico ou impessoal. Por isso, a Rossinavi foi ao passado buscar inspiração para criar o Taransay, um iate moderno de aparência clássica.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Apesar de parecer que estaria bem ao lado de um Titanic ou de qualquer outro barco que tenha existido há cerca de um século, o Taransay faz uso de todos os materiais modernos, com um casco em aço e estrutura em alumínio. O seu nome e o seu design vêm de um iate britânico, construído em 1929, que foi “recrutado” pela Marinha Britânica na Segunda Guerra Mundial.

Apesar de ter custado mais de 20 milhões de euros, o Taransay é uma das criações mais pequenas da Rossinavi, com apenas 38 metros e meio de comprimento. Pesando mais de 200 toneladas, consegue circular durante 3500 milhas náuticas, ou quase 6500 km, e tem espaço para 12 passageiros com uma tripulação de sete.

Em 2015, quando foi construído, foi galardoado no Monaco Yacht Show. O interior está decorado em boiseries, com madeiras de freixo e mogno, enquanto o exterior usa nibral, uma liga de alumínio e bronze. O convés superior, onde os passageiros podem vislumbrar o mar em toda a extensão, tem uma área de 90 metros quadrados. O iate está disponível para aluguer, em Malta, por um preço entre 80 e 90 mil euros por semana, conforme a época do ano.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.