M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
O Hummer foi um símbolo de aventura durante os anos 90 e o início do novo milénio, graças à sua participação na Guerra do Golfo, levando à criação de uma marca para vender versões civis do veículo militar todo-o-terreno. E embora esta versão civil já não exista, o Hummer continua a ser uma inspiração. Neste caso, foi a Gibbs, marca de veículos anfíbios, que criou um veículo chamado Humdinga para todos os terrenos… incluindo a água.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O Humdinga é um de vários produtos criados pela Gibbs Amphibians, da qual já mostrámos o Quadski. Na estrada, é um jipe de quatro rodas motrizes, mas um pouco maior do que um TT habitual, com sete metros de comprimento e 2,3 metros de largura. O peso total do conjunto é de três toneladas em vazio. Está disponível em versões de três e de seis lugares e também pode ser reconvertido para funções específicas.

Como necessita de funcionar bem na água, o Humdinga usa um motor para aplicações hidrodinâmicas, um propulsor V8 Diesel da Mercury Marine, com 4,2 litros e 370 cv. Neste aspeto é comparável a TT de luxo como o Porsche Cayenne S Diesel, o BMW X5 M50d ou o Range Rover SDV8. Em estrada, consegue atingir os 135 km/h, enquanto na água consegue ultrapassar os 50 km/h. A transformação de veículo terrestre para aquático demora menos de cinco segundos.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.