Ao cabo de alguns anos, parece que o entendimento de direito intelectual está a ser alterado na China, país em que muitas das marcas automóveis tiveram de encetar ações judiciais de forma a tentar travar imitações dos seus modelos vendidas naquele território. Contudo, a BMW alcançou agora um triunfo significativo, ao ver um tribunal de Xangai condenar duas empresas chinesas pela utilização de logótipos semelhantes aos da marca bávara.

De acordo com uma informação publicada no jornal Shanghai Daily, as duas empresas foram condenadas pela infração dos direitos de propriedade intelectual, com o fundador de uma delas, Zhou Leqin, a ser mesmo obrigado pelo tribunal a pagar três milhões de Iuans (cerca de 415.000 euros) à BMW.

Leqin havia registado a Deguo Baoma Group (Int’l) Holdings Limited no ano de 2008, com essa denominação a ser traduzível como ‘German BMW Group (Int’l) Holdings Limited’, além de um logótipo similar e da sigla ‘BMN’.

Depois, deu permissão a outra empresa, a Chuangjia, para utilizar a sigla e o logótipo para utilização em diversos artigos de roupa, malas e sapatos, alterando mesmo o símbolo para o aproximar do da BMW.

Nenhum dos envolvidos neste caso comentou o assunto.