Entram hoje em vigor as novas Carreiras de Bairro da Carris, num projeto que tem como objetivo reforçar a mobilidade local em complementaridade à rede que já é atualmente operada pela empresa de transportes públicos. As duas primeiras carreiras arrancam hoje, dia 11 de julho, em Marvila (31B e 32B), tendo ainda a importância suplementar de ser a primeira vez em 17 anos que a Carris lança uma nova carreira – a última havia sido criada a 1 de agosto de 2000.

Estas novas linhas procuram gerar maior proximidade às infraestruturas mais importantes dos bairros, como escolas, centros de saúde, mercados e estações de metro.

Numa primeira fase, além das duas carreiras de Marvila, que são completamente novas, vão ser integradas nas Carreira de Bairro duas linhas que viram os seus percursos revistos. Nos Olivais, o 779 passa a 29B e em Santa Clara, o 757 passa a 40B. Ambas apresentam agora uma maior frequência e um percurso mais longo. Por último, no Parque das Nações, é renomeado o 400 para 26B, mantendo exatamente o mesmo percurso, que será reformulado em setembro.

As carreiras de bairro vão funcionar todos os dias da semana, entre as 7 e as 22 horas, tendo uma frequência média de 30 minutos nos dias úteis e de uma hora nos fins de semana. Todos os títulos existentes atualmente na Carris são válidos para estes novos percursos. Será ainda criado um passe “Carreiras de Bairro”, exclusivamente para a utilização destas carreiras, que terá um custo de 10€ por 30 dias.

De acordo com um comunicado emitido pela Carris, o objetivo é que possa vir a ser “assegurada a existência de, pelo menos, uma carreira de bairro por freguesia”, havendo planos para aumentar a frota para a conclusão desta rede de transportes até 2019.