Enquanto os padrões de segurança não são uniformizados a nível mundial, algumas marcas vão ainda comercializando modelos com níveis muito baixos de segurança, como é o caso deste Chevrolet Enjoy, produzido e comercializado em exclusivo no mercado indiano e que atinge um resultado de zero estrelas no teste Global NCAP, braço mundial da Euro NCAP.

Naquela que é uma das lutas mais importantes dos organismos rodoviários mundiais, a pressão sobre os construtores tem sido maior para aumentarem a seguranças nas estradas e travar as fatalidades ao volante (em especial entre os mais novos), democratizando alguns sistemas de segurança básicos.

Contudo, o facto de aumentarem os custos, quer de produção, quer de venda, tem levado alguns dos construtores a optarem ainda por versões muito básicas, como é o caso deste Chevrolet Enjoy, um monovolume compacto de oito lugares vendido na Índia que, no mais recente ensaio de segurança da Global NCAP não alcançou, sequer, uma estrela.

Este modelo é fabricado exclusivamente naquele país, não contando com airbags como equipamento de série, algo que na Europa é obrigatório. No embate a 64 km/h, tanto o condutor como o passageiro da frente ficariam gravemente feridos, havendo no entanto, duas estrelas na proteção infantil.

O secretário geral da Global NCAP, David Ward, lamentou que companhias como a General Motors (GM) continue a vender carros “com níveis tão desadequados de segurança para os seus consumidores indianos”.

1366_2000