A Citroën vai estar representada em força no salão de veículos clássicos ‘Rétromobile 2019’, que irá ter lugar entre 6 e 10 de fevereiro, na cidade de Paris.

No ano em que comemora o seu centenário, a marca gaulesa vai estar presente com uma estrutura inédita, num stand que acolhe 30 modelos icónicos do seu passado, repartidos por três pólos: dez modelos de série, dez concept cars e dez veículos de competição.

Serão esses três pólos distintos que irão contar a história da Citroën ao longo de 100 anos. De série, a marca terá em exposição unidades Type A 10 HP, C3 5 HP, Traction Avant, Type H, 2 CV, DS 21 Pallas, Méhari, CX 25 Prestige, C6 e o mais recente C5 Aircross, cada um deles acompanhado de uma explicação do seu historial.

Entre os concept cars que também orientaram o estilo da marca, estarão o
C10, Camargue, Karin, Activa 1, Xanae, Osmose, C-Métisse, GT by Citroën, Tubik e o CXPERIENCE.

Mas, com um longo historial de sucesso também na competição automóvel, na qual ainda continua a dar cartas, como recentemente se viu com o triunfo de Sébastien Ogier no Rali de Monte Carlo, a Citroën também terá em exposição o Scarabée d’Or, Petite Rosalie, DS 21 (Rali de Marrocos 1969), SM (Rali de Marrocos 1971), 2 CV Raid Afrique, ZX Rallye Raid, Xsara Kit Car, C4 WRC, C-Elysée WTCC e C3 WRC.

Por ocasião do ‘Rétromobile 2019’ será publicado um catálogo de colecionador “Especial Centenário” que recupera as características e a história destes 30 modelos. Este documento está já disponível online e pode ser descarregado em formato PDF.

Para sublinhar a sua presença neste certame, os modelos mais emblemáticos da história da marca podem ser apreciados no museu virtual “Citroën Origins” em www.citroenorigins.pt (75 veículos icónicos representados; disponível em 39 países, incluindo Portugal).

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.