M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Uma presença regular nos concursos de elegância para automóveis clássicos, o Fiat-Stanguellini 1200 Spider America é um dos carros mais raros de todos os tempos. Aliás, é um exemplar único, criado em 1957 pelo designer Franco Scaglione, empregado do lendário designer Nuccio Bertone.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Este modelo foi criado com base num Fiat 1100 TV e Bertone enviou-o para a Stanguellini, que reforçou o chassis. A Stanguellini tinha experiência em construir carros de competição de base em Fiat, incluindo o Stanguellini Bialbero 750 que correu em Le Mans e o Stanguellini Fórmula Júnior. A própria Fiat aumentou a cilindrada de 1089 para 1221 cm3, aumentando a potência para 59 cv. Bertone instalou depois a carroçaria criada por Scaglione.

O Spider America foi revelado ao mundo em outubro de 1957, no Salão de Turim, mas depois foi enviado para a Argentina, em 1960, onde foi perdido o seu rasto. Redescoberto em 1994, foi reconstruído e o trabalho final de restauro foi apresentado no Concurso de Elegância de Villa d’Este de 2004.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.