Os engenheiros da Cube gostam de andar de bicicleta de montanha, pelo menos o suficiente para se entusiasmarem e criarem a Stereo Hybrid 160 Race. Uma bicicleta elétrica de montanha, aparentemente, sem compromissos. Quer subir depressa para descer ainda mais rápido o seu trilho favorito?
Esta é a ferramenta certa para o fazer. Podíamos dizer que o motor Bosch Performance CX com 250 watt e 75 Nm é o responsável pelo excelente desempenho desta e-MTB, mas a verdade é que o brilhante comportamento é obtido mais pela soma das partes do que por causa de um só componente.
A proximidade do fabricante dos motores elétricos poderá ter alguma influência no desenvolvimento e integração do motor nos quadros da Cube, afinal os engenheiros da Bosch estão logo do outro lado da rua. Ainda longe das primeiras abordagens às bicicletas de montanha elétricas, que se assemelhavam muito com as normais, com a adição de um motor no lugar do pedaleiro e uma bateria fora do quadro. Os fabricantes passaram a desenvolver as e-MTB de raiz e assim a Stereo Hybrid 160 Race é uma bicicleta em que a bateria está, perfeitamente, integrada no quadro, junto ao motor, de forma a manter o centro de gravidade baixo.
Também as suspensões e os travões passaram a ser específicos. Sendo a Stereo Hybrid 160 Race uma máquina adequada à vertente enduro do MTB – onde subir depressa e descer rápido com saltos pelo meio é obrigatório – disponibiliza 170 mm de curso com um amortecedor FOX Float DPS EVOL e uma suspensão RockShox Yari RC. A afinação feita na loja revelou-se perfeita, com o sag (folga) suficiente para o nosso peso, bem como para manter os pneus Schwalbe Hans Dampf colados ao chão nos diversos tipos de trilhos por onde rodámos: pedras, raízes, regos, saltos, nada perturbou a compostura da Stereo Hybrid 160 Race. Claro que com toda a estabilidade proporcionada, é fácil atingir velocidades elevadas, mas por vezes é preciso parar. Para cumprir a tarefa existem os travões Magura MT Trail custom com discos de 203mm potentes, mas fáceis de dosear, o suficiente para parar se a coisa se complicar.
Apesar de ser elétrica, a Stereo Hybrid 160 Race vem equipada com 12 mudanças numa cassete 11-50, que funciona de modo tradicional, controlado por manípulos de mudanças e desviador traseiro Sram NX Eagle. O comportamento dinâmico é irrepreensível graças à geometria apurada do quadro – a Cube chama-lhe “Agile Trail Geometry” com um sistema de suspensão “Efficient Trail Control 4-Link”.
Efetivamente, nem nos trilhos mais apertados e retorcidos sentimos falta de agilidade. As escoras curtas e as rodas 27,5 permitem fazer mudanças de direção com a mesma facilidade de uma bicicleta normal. Já os ângulos do espigão de selim (75,5°) e da direção (65°) permitem simultaneamente atacar subidas íngremes e descidas abruptas com confiança, conforto e sem receio. Para este ano, a gama Stereo Hybrid virá equipada com a quarta geração do motor Bosch Performance CX e com baterias com a capacidade de 625 watt/h. A soma das partes que formam a Stereo Hybrid 160 Race resulta num produto com nível de exigência “made in Germany”, pronto para voltas épicas em qualquer tipo de terreno.
Ficha técnica
Preço Stereo Hybrid 160 Race 500: €3,399.15 (modelo de 2019 em promoção)
Motor: Bosch Drive Unit Performance CX (75Nm) Cruise (250Watt)
Bateria: Bosch PowerTube 500 watt/h com carregador Bosch de 2A
Modos: Turbo, eMTB, Tour, Eco
Assistência até aos 25Km/h
Peso: 23,9 Kg