Tal como muitas outras ‘modas’, esta também teve nas redes sociais o seu grande eco de disseminação, com muitos jovens a aderirem à ideia de replicarem os passos de dança da música ‘In My Feelings’ de Drake, mas fora do carro, enquanto este avança lentamente.
Na prática, toda a manobra consiste num ato de risco, uma vez que os ‘participantes’ neste desafio seguem o carro, do lado de fora, estando este com a porta aberta, não prestando a devida atenção ao ambiente em seu redor.
Como em qualquer circunstância, há sempre quem tente levar o seu esforço mais além na tentativa de sobressair, pelo que há quem cumpra este desafio saindo do carro em andamento, arriscando quedas que podem ter consequências graves, sobretudo no caso de sofrerem algum embate no próprio veículo ou um atropelamento involuntário.
Além disso, noutro dado que acrescenta insegurança, a cena de dança é usualmente filmada por quem está ao volante do veículo, o que prefigura igualmente um ato perigoso e punido por lei na grande maioria dos países.
Mais graves ainda, porém, são os casos em que são os próprios condutores que cumprem o desafio fora do veículo.https://twitter.com/DGTes/status/1021409135336869889
Em Espanha, por exemplo, a Dirección General de Tráfico (DGT) já veio publicamente alertar para os riscos que este desafio acarreta para o próprio praticante e para as possíveis contraordenações levantadas para quem se atreva fazê-lo. Localmente, a prática desta dança pode representar a perda dos 12 pontos da carta de condução de uma só vez, conforme adianta o El Pais, adiantando que à condução temerária (por colocar em risco a sua vida e a dos demais utilizadores da via), se somam ainda multas por utilização indevida do telemóvel e pela não utilização do cinto de segurança.
i almost died #Kekechallenge #KIKIDOYOULOVEME pic.twitter.com/ZkEExvN9ep
— Barbara Kopylova (@baabsxx) July 15, 2018
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.