Um tribunal de Pequim, na China, condenou duas companhias locais a indemnizarem a Walt Disney e a Pixar por violação dos direitos de autor ao plagiarem o filme ‘Carros’ (‘Cars’, no original).

Autêntico sucesso à escala mundial, o filme ‘Carros’ acabou por inspirar também duas companhias chinesas a criarem um filme denominado ‘The Autobots’, em que as semelhanças com os protagonistas dos filmes da Pixar são evidentes.

O caso foi levado a tribunal pela Disney e pela Pixar, as quais alegaram que o filme ‘The Autobots’ era uma cópia dos dois primeiros filmes da saga ‘Carros’, vendo agora as suas pretensões atendidas pela justiça local, que condenou a produtora do filme, a Bluemtv, e a distribuidora, G-Point, a pagarem 1.35 milhões de Yuans (cerca de 186 mil euros), de acordo com agência noticiosa chinesa Xinhua.

Os produtores do filme negaram as acusações, com o CEO da Bluemtv, Zhuo Jianrong, a defender-se, garantindo que conhece a saga ‘Carros’, mas que nunca viu qualquer desses filmes. Jianrong já admitiu que vai apelar da decisão e pretende realizar uma sequela dos seus ‘Autobots’.

Este parece ser mais um indício de que a China pretende mudar a perceção de que as cópias diretas de produtos concebidos noutros países são aceites, já que recentemente foi também tornada pública uma outra decisão em que a BMW ganhou um caso contra duas empresas por utilização indevida das suas marcas registadas.

Curiosamente, a própria designação ‘Autobots’ não é original, na medida em que o termo foi criado pela saga ‘Transformers’, ainda no formato de desenho animado na década de 1980. Por outro lado, a saga ‘Carros’ prepara-se para conhecer a sua terceira entrega, no verão de 2017.