Um dos mais espetaculares carros americanos, o Dodge Viper chegou ao fim da linha. O modelo desportivo do Grupo FCA foi descontinuado pela marca de Detroit, com a última unidade produzida a deixar a linha de montagem da fábrica de Conner Avenue ontem.

O modelo viperino contou com uma autêntica legião de fãs durante a sua ‘vida’, mas as pressões ambientais e, sobretudo, as novas normas de segurança impostas pelas autoridades americanas condenaram este Viper ao seu final. Os novos regulamentos de segurança exigem a montagem de airbags de cortina, mas o Viper não conseguia acomodar este sistema, o que tornou a sua continuidade uma miragem.

O momento foi captado para a posteridade e partilhado nas redes sociais, com o diretor de Design da FCA, Ralph Gilles, a deslocar-se até Detroit para colocar um ponto final na produção deste modelo. No post que publicou no Instagram, Gilles dá conta do “excelente percurso que o modelo da quinta geração teve” e que a plataforma do Viper, a qual “não se alterou significativamente ao longo dos anos, teve uma vida de 25 anos fantástica!”.

So long... #Viper

Uma publicação partilhada por @ralphgilles a

No seu BI, o Viper de nova geração apresentava uma série de credenciais que hoje começam a ser cada vez mais raras, a começar pelo bloco V10 de cubicagem elevadíssima – 8.4 litros –, o que lhe permite debitar 650 CV de potência e 814 Nm de binário. Ainda assim, e numa resposta a outro comentário, Gilles deixa saber que este não foi o último Viper produzido. Pelo menos, em termos estatísticos. Isto porque se o exemplar amarelo tem um cliente já à sua espera, haverá uma unidade com pintura vermelha que ficará para o museu da marca, sendo então esse o modelo final.

O Viper nasceu no início da década de 1990, tendo também contado com um enorme sucesso na competição automóvel, com a presença em eventos como as 24 Horas de Le Mans. Além disso, também teve uma curiosa participação televisiva numa série com o mesmo nome, na qual o Viper servia de ‘arma’ na luta contra o crime organizado, convertendo-se, de forma espetacular, no Defender, um modelo avançado ao qual não faltava mesmo um drone de inspeção.

Como refere, Gilles, no seu post: “até sempre… Viper!”.

Nota: Na galeria, está o modelo especial ACR, pensado sobretudo para utilização em pista.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.