O Dubai prepara-se para ser o primeiro país do mundo a contar com serviço de táxis voadores, prevendo a sua entrada em funcionamento no verão deste ano.

O anúncio dos primeiros ensaios concluídos com sucesso foi feito pela Autoridade Rodoviária e dos Transportes (RTA) do país, tendo transportado diversos passageiros nestes testes que decorreram ao longo de uma convenção de três dias, denominada World Government Summit.

Os responsáveis da RTA esperam ter estes seus táxis operacionais em julho, com os drones de transporte pessoal a serem construídos na China pela EHang. De acordo com as informações avançadas pelo jornal Kuwait Times, o objetivo desta cidade-estado é contar com um quarto dos seus meios de transporte em 2030 geridos de forma autónoma.

O EHang 184, modelo utilizado para esse serviço, tem uma velocidade máxima de 100 km/h em rota pré-programada a uma altitude de 984 metros, recorrendo a oito hélices alimentadas por um motor elétrico. Um dos problemas a resolver está ainda na autonomia deste veículo, já que a duração estimada da bateria é de 30 minutos. Já o tempo de carregamento das baterias demora até duas horas.

Os processos de descolagem, aterragem e de voo (num padrão de ‘U’ invertido) são supervisionados por um centro de controlo que garante o natural decorrer das operações de transporte em cada momento. Este drone para transporte pessoal foi criado com especial atenção para as condições mais exigentes do clima do Dubai, estando assim preparado para o calor diurno e para o frio das noites.

“O veículo autónomo aéreo exposto no World Government Summit não é apenas um modelo de demonstração. Já testámos o veículo em voo nos céus do Dubai”, referiu Matta Al-Tayer, responsável da autoridade dos transportes do Dubao ao Kuwait Times.

a carregar vídeo

Uma das grandes ambições das autoridades do país é reduzir o tráfego e o nível de congestionamento nas suas estradas que, de acordo com os dados mais recentes, de 2015, mostram a duplicação do número de veículos em apenas oito anos.

Modos de segurança

Procurando combater aquele que é um dos grandes receios das pessoas, a segurança, a EHang desenvolveu uma série de sistemas de segurança para este modelo voador autónomo, replicando a fórmula de redundância de tecnologias que existe, por exemplo, na aviação civil. Assim, caso algo de errado seja detetado pelos sistemas, o EHang 184 recorre a 184 tecnologias de segurança que levam a cabo uma manobra de aterragem no destino mais próximo.

Mas nem só de táxis voadores se poderá valer o Dubai, que pertence aos Emirados Árabes Unidos, em termos de transportes. Elon Musk tem previsto dar início às suas viagens do Hyperloop One no Dubai, levando os seus clientes para o Abu Dhabi – numa viagem de 100 quilómetros – em apenas 12 minutos.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.