Publicidade Continue a leitura a seguir

E-tron: SUV elétrico da Audi recebe versão mais acessível

Publicidade Continue a leitura a seguir

Com o novo e-tron 55 quattro ainda a chegar às estradas, a Audi anuncia o lançamento de uma versão mais acessível, posicionada como entrada de gama, na forma do e-tron 50 quattro, com bateria de 71 kWh e potência combinada de 313 CV/230 kW.

Procurando chegar a um número maior de potenciais clientes, a Audi revelou o lançamento de uma versão mais acessível do seu primeiro SUV 100% elétrico, dispondo de uma bateria de 71 kWh com uma autonomia de cerca de 300 quilómetros em ciclo WLTP e dois motores elétricos que, em combinação, oferecem uma potência de 230 kW/313 CV. Além disso, este modelo conta ainda com solução de carregamento rápido a 120 kW, podendo recarregar assim até 80% da sua capacidade em cerca de 30 minutos.

Alternativamente, a bateria pode ser recarregada em AC com recurso a uma wallbox doméstica. Para o carregamento em casa, o Audi e-tron 50 quattro está equipado com sistema compacto de carregamento de série, possibilitando uma capacidade de carga de até 2.3 kW numa tomada doméstica de 230 volts e de até 11 kW quando ligado a um ponto de carga industrial de 400 volts.

Produzido na fábrica da Audi em Bruxelas, na Bélgica, reconhecida pela neutralidade de emissões, este e-tron 50 quattro anuncia um elevado nível de eficiência com um motor por cada eixo – assim permitindo tração integral –, tirando ainda partido dos 500 Nm de binário quase instantâneo para acelerar dos zero aos 100 km/h em 7,0 segundos e chegar aos 190 km/h de velocidade máxima limitada.

No entanto, a motricidade às quatro rodas não é permanente: para maior eficiência, o eixo traseiro é o que está ativo na maior parte das situações de condução, enquanto o motor dianteiro apenas é ativado quando necessário. A bateria deste e-tron compreende 27 módulos para os tais 71 kWh de capacidade, estando montada em zona inferior sob o piso para baixar o centro de gravidade. Além disso, a suspensão pneumática também visa oferecer melhor estabilidade em curva.

Esta variante do SUV elétrico deverá chegar ao mercado nacional em 2020, com os preço a ser revelado mais perto do lançamento. No entanto, é de esperar que seja mais baixo do que o e-tron 55 quattro.