Publicidade Continue a leitura a seguir

BMW 330e: Espírito desportivo com autonomia para 60 km ‘elétricos’

Publicidade Continue a leitura a seguir

A gama do novo Série 3 da BMW continua a crescer e agora foi a vez de ser revelada a nova versão híbrida Plug-in, denominada 330e (para já apenas em versão berlina), que apresenta uma autonomia elétrica de até 60 quilómetros, mais de 50% face ao modelo anterior, e emissões de CO2 reduzidas em 10%. O lançamento no mercado está previsto para o verão de 2019.

A mais recente geração da BMW eDrive volta a combinar um motor a gasolina de quatro cilindros com uma unidade elétrica, embora apresente novidades de relevo como o XtraBoost, uma estreia num modelo da BMW que incrementa temporariamente a potência disponível em até 41 CV – adicionando-se aos 252 CV do sistema de propulsão.

Também desportivo? A BMW diz que sim

A marca garante que esta conjunção eletrificada permite aumentar a eficiência, mas também o prazer de condução, já que o mesmo está disponível com a ativação do modo Sport. O motor elétrico passa assim a assumir um papel mais importante na hora de conduzir de forma aguerrida, incluindo um tato mais preciso do pedal do acelerador e parâmetros exclusivos da caixa de velocidades Steptronic com oito relações. O XtraBoost pode ser utilizado até ao nível mínimo da carga da bateria. A marca bávara trabalhou ainda na sonoridade, que foi criada especificamente para este modelo no modo Sport.

O sistema Plug-in do 330e é composto por um motor TwinPower Turbo de 2.0 litros com 184 CV a que se junta uma unidade elétrica com potência contínua de 68 CV/50 kW, tendo um pico de 113 CV/83 kW. Em conjunto, então, os já referidos 185 kW/252 CV, com um binário máximo de 420 Nm. A aceleração dos zero aos 100 km/h cumpre-se em 6 segundos para uma velocidade máxima de 230 km/h.

Em modo Hybrid, um dos possíveis de utilizar em condução, consegue rodar até aos 110 km/h em modo 100% elétrico, mais 30 km/h do que o seu antecessor. Já em modo Electric, a velocidade máxima amplia-se para os 140 km/h, mais 20 km/h do que no Série 3 equivalente de anterior geração. Graças ao aumento da autonomia em modo elétrico, para um valor de 60 quilómetros, o BMW 330e Berlina consegue apresentar um consumo médio de 1,7 l/100 km e 39 g/km de emissões de CO2.

Tecnicamente, nota para a inclusão do motor elétrico na caixa de velocidades de oito velocidades Steptronic numa medida que procura poupara espaço. A BMW explica que a caixa tem um desenho “inteligente”, sendo apenas 15 mm mais comprida do que a dos modelos convencionais Série 3. Dispõe de regeneração de energia a partir da travagem ou desaceleração.

A bateria de 12 kWh é de iões de lítio, estando situado sob os bancos traseiros, enquanto o depósito de combustível está sobre o eixo traseiro, num encadeamento pensado para melhorar a distribuição de peso. Ainda assim, o espaço de carga reduz-se ligeiramente face a uma berlina com motor a gasolina ou Diesel, passando a ser de 375 litros, ampliável com o rebatimento dos bancos em proporção 40:20:40. A marca não revela os tempos de carregamento da bateria.