Publicidade Continue a leitura a seguir

Exemplar único da Skoda volta à estrada aos 110 anos

Publicidade Continue a leitura a seguir

Fundamental nos primórdios da Skoda, o Laurin & Klement BSC regressou à estrada na comemoração do seu 110º aniversário. Exemplar único, este modelo foi completamente restaurado pela marca checa ao longo dos dois últimos anos com uma equipa de peritos a recorrer a desenhos originais e a outras fontes históricas para garantir que tudo neste modelo corresponde às especificações da época.

Desta forma, todas as partes mecânicas importantes são idênticas às originais. Crucialmente, o motor tem o mesmo número de série (5635) com que o carro deixou a fábrica de Mladá Boleslav a 12 de julho de 1908. Apenas se produziram 12 unidades do BSC, sendo este o único ainda restante, pelo que o seu destino agora é o museu da Skoda.

“O mais desportivo Laurin & Klement BSC de 1908 é o único sobrevivente dos 12 produzidos no toal. Estamos entusiasmados por contar com este modelo único como uma das peças de exibição depois de uma restauração de dois anos”, comentou Andrea Frydlová, diretor do Museu da Skoda, precisamente em Mladá Boleslav.

Historial de mudanças

Este modelo, apesar de tudo, sofreu diversas mudanças ao longo dos anos. Por exemplo, para um filme chamado ‘Dědeček automobil’ (‘O Carro Avô‘), realizado por Alfréd Radok em 1957, foi transformado num carro de corrida, sendo também utilizado em muitos outros filmes para os quais recebeu alterações estéticas. No entanto, todas as partes mecânicas essenciais fora mantidas – uma benesse que a Skoda agradeceu no momento de proceder ao seu restaro.

O BSC entrou nas instalações da Skoda em 2016, onde peritos detalharam o estado do carro e procuraram correspondências entre os componentes e os registos históricos, concluindo-se o seu restauro dois anos depois com o máximo de fidelidade possível.

A gama BS foi uma das mais importantes nos primórdios da marca, que se colocava como um modelo mais Premium e, ao mesmo tempo, desportivo, com os seus 10 CV de potência graças a um motor de 1399 cc. No entanto, o mais desportivo BSC aumentava esse valor para… 12 CV. O primeiro dos BSC saiu da linha de montagem a 10 de junho de 1908 e o derradeiro a 20 de outubro de 1908 e era vendido tanto como modelo completo com carroçaria ou só como chassis com diferentes possibilidades de carroçaria.