Publicidade Continue a leitura a seguir

Ford vai produzir carro elétrico na plataforma elétrica da Volkswagen

Publicidade Continue a leitura a seguir

A Ford e a Volkswagen apresentaram mais alguns detalhes da sua parceria para o futuro, passando a abranger também a área dos veículos elétricos, além do desenvolvimento de sistemas de condução autónoma e veículos comerciais. Já assegurada está a utilização da plataforma eletrificada do Grupo Volkswagen, a MEB, para a produção de, “pelo menos”, um veículo de grande volume na Europa em 2023.

A marca americana pretende, dessa forma, acelerar o seu plano de eletrificação com recurso à plataforma modular elétrica da Volkswagen, aproveitando as sinergias da melhor forma com o construtor alemão. A Ford será a primeira construtora externa ao Grupo Volkswagen a aproveitar a base MEB, com o início da produção previsto para 2023, em Colónia, na Alemanha.

A marca espera atingir um volume de 600 mil unidades produzidas. Também em equação está a possibilidade de se lançar um segundo modelo com base nessa mesma plataforma.

Essa não será o único resultado automóvel da parceria entre a Ford e a Volkswagen, já que também na área dos comerciais serão propostos novos avanços, com a intenção recíproca de produção de comerciais e pick-ups médias para cada marca, direcionadas ao mercado global já em 2022. A redução dos custos com estas sinergias será significativa, de acordo com as duas companhias. Assim, estão já definidas áreas de competência: a Ford irá desenvolver, fornecer e produzir veículos comerciais de grandes dimensões para os europeus já em 2022 e a Volkswagen irá desenvolver, fornecer e produzir um comercial urbano para comercialização na Europa e noutros mercados selecionados.

Por outro lado, no âmbito do trabalho de desenvolvimento de sistemas de condução autónoma, a Volkswagen assegura o investimento de 2.6 milhões de dólares na Argo IA, uma filial da marca americana criada com o intuito de inovar no campo dos veículos autónomos. O investimento será efetuado através de um financiamento direto de mil milhões de dólares e da cedência da empresa Autonomous Intelligent Driving (AID) no valor de 1.6 mil milhões, que inclui mais de 200 funcionários e que têm estado a desenvolver tecnologias de condução autónoma para o Grupo Volkswagen.

Como parte da transação, a Volkswagen também irá adquirir ações da Argo AI à Ford num total de 500 milhões no decurso de três anos. Ambas as marcas ficarão com uma participação equitativa nessa empresa, que terá uma avaliação global de mais de 7 mil milhões de dólares.

Recorde-se que a plataforma modular elétrica do Grupo Volkswagen foi anunciada em 2016, sendo fruto de um investimento de 7 mil milhões com o objetivo de servir de base para a produção de aproximadamente 15 milhões de carros unicamente para o Grupo Volkswagen na próxima década. A abertura a mais construtores permite uma maior rentabilização desse mesmo investimento. Da parte da Ford, este anúncio faz parte de um investimento de mais de 11.5 mil milhões de dólares na eletrificação.