Veja-se o exemplo recente da Mercedes-AMG, que convidou para protagonista do primeiro vídeo oficial do espetacular GT Black Series o famoso youtuber Shmee150, o n.º8 na lista dos mais bem pagos ‘influencers’ na área automóvel.
A lista é liderada por Alexandra Hirschi, a Supercar Blondie, que recebe por publicação a módica quantia de 22.300 euros. A jovem australiana angariou mais de 10 milhões de seguidores, divididos entre a conta de Instagram e o seu canal de Youtube.
ChrisFix: 8.800 € por publicação. Com uma comunidade de 6,5 milhões de seguidores, maioritariamente no Youtube, a sua identidade permanece secreta e dedica-se à produção de vídeos com truques e dicas de mecânica, ao estilo faça você mesmo.
Alejandro Salomon completa o top3 dos ‘influencers’ mais bem pagos, com 8.300 € por publicação. Dá corpo à personagem “Salomondrin” no Youtube e no Instagram, com mais de 4 milhões de seguidores. Nos seus vídeos, os superdesportivos estão em maioria, quanto mais exóticos melhor.
O ranking, publicado pelos britânicos do ‘Allcarleasing.co.uk’, prossegue com nomes como Manny Khoshbin (2,2 milhões de seguidores; 6.600 € por publicação, Doug DeMuro (3,7 milhões de seguidores; 5.280 €), The Detail Geek (1,5 milhões de seguidores; 4.970 €), Mighty Car Mods (3,9 milhões; 4.900 €) e Shmee150, com 3,6 milhões de seguidores e um custo médio calculado de 4.800 € por publicação.