M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
O Chevrolet Corvette ZR1 é um dos automóveis americanos de produção mais potentes do mundo, com nada menos que 765 cv extraídos pela fábrica do seu motor V8 sobrealimentado, o mesmo que é usado em vários tipos de aplicações, incluindo SUVs de luxo e veículos comerciais. Um feito impressionante, que apenas perde o título de carro de motor à mais frente mais potente do mundo para os 800 cv do Ferrari 812 Superfast, que tem a mesma cilindrada (6,2 litros)… mas é atmosférico. Um preparador americano achou que isso era uma afronta e resolveu fazer umas mexidas ao motor, extraindo nada menos que 1200 cv.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A Hennessey Performance é conhecida pelas várias modificações que faz aos motores V8 LS3 e LT5 da General Motors, geralmente extraindo valores na casa dos 800 ou 1000 cv. Neste caso, a casa americana de tuning resolveu levar o LT5 até aos limites, fazendo com que um Chevrolet Corvette ZR1 possa andar na estrada com nada menos que 1217 cv, mais 57 por cento de potência, enquanto o binário salta dos 969 para os 1445 Nm. A Hennessey não revelou dados de performance, mas o objetivo é claro: humilhar o Ferrari 812 Superfast nos arranques de quarto de milha, a maneira mais simples de comparar velocidade entre dois automóveis nos Estados Unidos.

A Chevrolet já tinha feito um trabalho suficiente no chassis e aerodinâmica do Corvette ZR1, por isso todas as modificações da Hennessey centram-se no motor. O kit de potência inclui um novo compressor volumétrico do tipo Roots, nova borboleta de admissão de alto fluxo, cabeças dos cilindros, indutor de ar, árvore de cames e válvulas melhoradas, cabeças novas e gestão eletrónica recalibrada. A variante com caixa automática de oito velocidades necessita de um reforço extra, ao contrário da caixa manual de sete velocidades, e o motor necessita de gasolina de competição de 102 octanas, caso contrário perde 100 cv, e a Hennessey também recomenda lubrificantes sintéticos Pennzoil.

 

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