M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Um recall devido a uma avaria é tão normal na indústria automóvel que os clientes das marcas só ligam quando acontece com o carro deles. O que não é normal é ver um recall atingir um automóvel que não pode ser usado na estrada. Desta vez, o recall está a ser feito pela divisão Fisher-Price, do grupo produtor de brinquedos Mattel, e o veículo afetado é o carro da Barbie.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O gigante da indústria dos brinquedos vai recolher 44 mil unidades dos Power Wheels Barbie Dream Campers, pequenos carros de brincar que podem ser conduzidos por crianças entre os três e os sete anos de idade. Embora não se tenham registado acidentes, as autoridades de proteção aos consumidores dos Estados Unidos receberam 17 queixas relativas a este brinquedo, relativas a uma avaria no pedal do acelerador. Nestes casos, foi verificado que o carro da Barbie continua a acelerar mesmo quando se tira o pé do pedal. O veículo de brincar é capaz de atingir uma velocidade máxima de 8 km/h.

O sucedido é parecido ao que aconteceu entre 2002 e 2009 a vários exemplares do Toyota Camry, concebidos para o mercado americano, que continuavam a acelerar quando o condutor levantava o pé do acelerar. Neste caso, o pedal ficava preso no tapete junto aos pés do condutor. A Mattel não confirmou qual é o problema específico com o carro da Barbie, sendo que aqui o mais provável é que seja um problema de eletrónica relacionado com o motor elétrico. O Power Wheels Barbie Dream Camper, concebido como um brinquedo que imita uma autocaravana, custa cerca de 400 dólares.