M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A Porsche sempre foi conhecida por fazer carros desportivos difíceis de igualar em termos de performances. E é precisamente por essa razão que muitas casas de tuning responderam ao desafio para transformar os automóveis de estrada da marca alemã em algo ainda mais exclusivo. É o caso da Gemballa, uma empresa alemã de tuning que resolveu transformar o Porsche 911 Turbo em algo ainda mais exclusivo, com mais de 800 cv de potência.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Partindo da base da geração 991 do 911 Turbo, a Gemballa pegou no motor 3.8 turbo e aumentou a potência de 540 para 818 cv, mexendo um pouco na eletrónica. O binário, entretanto, salta dos 660 para uns impressionantes 1098 Nm, o que obriga o condutor a ter cuidado com as acelerações quando o carro está parado. O resultado final transforma o 911 Turbo no Gemball GTR 8XX Evo-R, capaz de atingir os 100 km/h em apenas 2,4 segundos, de passar pelos 200 km/h em 7,5 segundos e de continuar a acelerar até aos 370 km/h, e coloca esta evolução do 911 Turbo num patamar de performance ao nível de certos supercarros com potências perto dos 1000 cv.

Visualmente, o Gemball GTR 8XX distingue-se do Porsche 911 pelo spoiler dianteiro, novas passagens de ar, guarda-lamas, cobertura do motor, asa traseira e difusor de ar na traseira, que são todos feitos com fibra de carbono reforçada. As extensões laterais dos guarda-lamas ampliam a largura em 30 mm no eixo dianteiro e 50 mm no eixo traseiro, introduzindo espaço adicional para pneus mais largos e com melhor aderência. O condutor pode escolher entre uma pintura matte ou brilhante.

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.