M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
As caravanas não são tão práticas como as autocaravanas. Como aumentam o comprimento total do veículo em circulação, precisam de uma licença adicional de carta de condução, têm manobras extra a levar em conta para estacionar e curvar e podem perder a estabilidade com mais facilidade. Mas têm vantagens, neste caso, é mais fácil de manobrar no parque de campismo, já que é feita de um material ultraleve que tem nos seus ingredientes… penas de galinha!
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A Earth T300 da Earth Travelers tem uma estrutura feita numa mistura de fibra de vidro e resina que integra penas de galinha. Estas servem como material isolante, assegurando que não só não entra água como consegue manter a mesma temperatura inferior mesmo quando os termómetros sobem ou descem vertiginosamente quando estão no exterior. E como todos os materiais são leves, toda a caravana pesa apenas (sem contar com os extras) 135 quilogramas. Também é compacta, com 3,35 metros de comprimento e 1,53 de largura e de altura. E mesmo assim não é a mais leve na gama da Earth Travelers. Se quiser substituir a fibra de vidro por fibra de carbono, o peso baixa para 113 kg na T250LX, mas esta paga três vezes mais que os 10 mil dólares (8900 euros) da T300.

Os extras que pode adicionar são vários, mas a caravana ultraleve T300 já vem incluída com paredes e tejadilho extensíveis (incluindo rede para mosquito), proteção com raios ultravioleta até 60 por cento, chão removível, faróis, LED interiores e até um pneu suplente. Em opção pode acrescentar uma cozinha, pneus e suspensão para todo-o-terreno, painéis solares e bateria acumuladora.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.